Geral

Exposição fotográfica de Klaus Schlickmann inicia em São Ludgero

Fotografo já registrou uma expedição da Família Schurmann entre a Indonésia e Itajaí

Foto: Divulgação

Inicia nesta sexta-feira, dia 07, a exposição do projeto “Progresso Marginal” do fotografo Klaus Schlickmann. Ela acontece no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em São Ludgero, e segue até o próximo dia 27.

O objetivo do projeto é levar à sociedade um olhar artístico sobre o espaço às margens das linhas do município, através de um mês de exposição pública das imagens e visitas guiadas, buscando inspirar a produção artística na região e gerar um acervo fotográfico e artístico para o município.

“A ideia do projeto Progresso Marginal surgiu enquanto eu cursava o mestrado em fotografia da Escola das Artes da UCP no Porto, em Portugal. Várias das minhas referências traziam consigo limites geográficos e fronteiras nos seus diversos temas. São Ludgero possui duas linhas importantes que marcaram minha vida desde a infância: a rodovia e o rio, que exibem o progresso da cidade à sua margem. Gostaria ampliar esse espaço que é tão acessível a quem está de passagem pela rodovia, com imagens sobre o progresso de outras margens. São estradas secundárias, riachos, obras temporárias, as margens do município, suas divisas e o momento do seu progresso”, explica o fotógrafo.

Schlickmann começou a fotografar para o projeto no ano de 2022, e após ser selecionado pelo edital Paulo Gustavo em dezembro de 2023, foi programada a exposição.

Um livro do projeto também foi produzido e alguns exemplares foram doados para escolas de São Ludgero e para a biblioteca pública do município. Algumas unidades estarão disponíveis gratuitamente na exposição.

Saiba Mais sobre Klaus Schlickmann

Atua na fotografia desde 2006, é formado em Comunicação Social – Cinema e Vídeo pela Unisul, Mestre em Gestão Empresarial pela FGV e Mestre em Fotografia pela UCP – Portugal.

Atualmente pesquisa narrativas visuais, trabalha em projetos pessoais em forma de livro e ampliações analógicas no Sul de Santa Catarina

Entre seus trabalhos de destaque estão: a direção de fotografia dos filmes em Stop-Motion realizados pela produtora ANIMAKING, curtas-metragens independentes e o trabalho documentado da Expedição Oriente da Família Schurmann à bordo do Veleiro Kat entre a Indonésia e Itajaí, cruzando o oceano Índico e o Atlântico Sul.

Notícias Relacionadas

Narrador esportivo de SC fica em estado grave após cair durante transmissão de jogo

O narrador esportivo caiu de uma altura de cerca de cinco metros durante uma transmissão no Oeste Catarinense. Ele continua internado

SC em alerta: semana deve começar com chuva intensa e volumosa no Estado

São esperados volumes entre 100 a 130 mm no Oeste Catarinense, mas pode ultrapassar a marca de 150 mm de chuva em algumas localidades do Estado. Instabilidade deve permanecer ao longo da semana

Mulher é morta a facadas pelo namorado após discussão por ciúmes em Criciúma

Namorado confessou ter usado uma faca de cozinha para matar a vítima em Criciúma

Tigre entra em campo pressionado neste domingo