Economia

Fábrica de gelo voltará a funcionar em Laguna

Depois de ficar sem produzir gelo, aproximadamente um ano e cinco meses, a fábrica do Terminal Pesqueiro de Laguna voltará a funcionar. Neste sábado, às 10h, os primeiros cubos de gelos poderão ser recolhidos para armazenamento de peixes e crustáceos. Uma solenidade será realizada no Terminal Pesqueiro para marcar a data. A comunidade está convidada para prestigiar. 

“É de total importância a volta dessa produção, mesmo porque, aportam no cais do Terminal Pesqueiro barcos com uma grande quantidade de peixes e crustáceos. O gelo é necessário ao transporte para várias partes do Brasil”, declarou o prefeito Everaldo dos Santos, que deverá acompanhar a solenidade. 

O gelo abastece também os caminhões frigoríficos. O produto é fabricado com água do lençol freático, tratado adequadamente e com acompanhamento técnico.

“Ainda que produzindo 50%, está em funcionamento” disse o novo administrador do Terminal, Deyvisson da Silva de Souza, que espera em dois meses chegar a produzir 100%, totalizando 160 toneladas dia.

A fabricação de gelo também é responsável pela geração de receita abastecendo as embarcações, os caminhões e o comércio em geral. A produção estava interditada, devido aos equipamentos que tiveram que ser substituídos.

A nova administração, desde que assumiu, com apoio da direção da Codesp, em Santos, traçou como meta inicial a reativação, inclusive, com um forte trabalho de manutenção. “Agora é só trazer de volta os empresários que estavam abastecendo suas embarcações em Itajaí,” espera o novo administrador. 

Saiba mais:

O Terminal Pesqueiro de Laguna é responsável por 40% da economia do município, recebendo em seu cais grandes embarcações carregadas com toneladas de pescados, que são comercializados pelas empresas do município para as cidades da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  

O setor pesqueiro gera milhares de empregos, a partir da atividade em alto-mar, também trabalhadores autônomos e comerciantes, principalmente, empresas de beneficiamento de pescado, que atuam com importação e exportação.

A história do porto iniciou na década de 40, com as instalações portuárias em Laguna para a exportação de carvão, devido a Segunda Guerra Mundial na Europa. A partir de 1969 foram realizadas adaptações para outras finalidades como a pesca. 

Já o Terminal Pesqueiro de Laguna foi criado em virtude da lei de modernização dos portos brasileiros nos anos 90, é uma empresa de economia mista, vinculada à Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp e Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”120546″]