Saúde

Fábrica de órtese funcionará na APAE de Orleans e alunos receberão equipamentos gratuitamente

A Apae de Orleans recebeu na tarde desta quinta-feira (1) os equipamentos para a instalação de uma fábrica de órtese, que serão feitas sob medida, gratuitamente para os alunos das nove Apaes do Conselho Encostas da Serra. A entrega foi realizada pelo presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina – Feapaes SC, Júlio César de Aguiar.

Conforme a fisioterapeuta Morgana Righetto Zanin, o objetivo principal é evitar deformidades em membros superiores, nas mãos, e membros inferiores, nos pés e tornozelos, evitando o pé equino. “Consequentemente, vai favorecer melhor posicionamento em pé, proporcionando mais facilidade para caminhar. Nas mãos, evita deformidades e contraturas, facilitando o manuseio dos objetos. Com isso, a qualidade de vida do aluno vai melhorar. Para melhorar o posicionamento no PediaSuit, deve-se usar órtese".

A fábrica irá funcionar em uma das salas da Escola Especial Lar da Esperança. O valor mínimo de um equipamento é R$ 400, podendo chegar a mais R$ 1 mil. Além disso, eles têm que ser trocado conforme o crescimento da criança. “A órtese custa caro, nossos alunos não têm acesso, muitas vezes depende de pessoas para doação. E agora nós fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais poderemos beneficiar a todos confeccionando dentro das nossas Apaes”.

Foram entregues também os equipamentos das fábricas de órteses no Conselho Sul, na APAE de Araranguá, Conselho Carbonífera, na APAE de Içara, Conselho Encostas da Serra, na APAE de Orleans, Conselho Litoral Sul, na APAE Tubarão, e Conselho Grande Florianópolis, na APAE de Santo Amaro da Imperatriz. Durante a próxima semana, serão entregues nos outros 13 conselhos de Santa Catarina.

 “Hoje é um dia muito especial. É um sonho que estamos realizando. Graças aos parceiros Celesc e Receita Federal, a qualidade de vida de nossos alunos e assistidos, com certeza, vai ser muito melhor. Vamos fabricar órteses da melhor qualidade e com os melhores materiais, pois nossos alunos merecem sempre o melhor”, afirmou o presidente da Federação das APAES de Santa Catarina – FEAPAES, Júlio César de Aguiar.

A partir do mês de outubro, iniciarão as capacitações de um fisioterapeuta de cada APAE para a fabricação de órteses de membros inferiores e de um terapeuta ocupacional para a fabricação de órteses de membros superiores. Todas as APAES de SC terão ambos os profissionais capacitados. Os cursos serão feitos nas dependências de fábricas de órteses. Posteriormente, será montado um calendário para confecção das órteses de acordo com a necessidade dos alunos de cada unidade.

  • 9489ba5b178b797d5d4c17810737ae72
  • 71668f56a73d4811793186e388ea9dec
  • 5ab24dea7bf0f2b44acf1e058fdcab7a