Segurança

Facções criminosas coordenam ataques em 15 municípios do Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação

A terça-feira, 14, começou bastante tensa em alguns municípios do Rio Grande do Norte. Diversos prédios públicos, lojas e carros na capital e em cidades do interior do estado sofreram ataques coordenados a tiros e incêndios na madrugada.

De acordo com a Prefeitura de Jaçanã, veículos da frota da Prefeitura foram atacados dentro da garagem. Já segundo a Prefeitura de Acari, um incêndio dentro das dependências da Secretaria de Obras. Maquinários, carros e o imóvel foram danificados.

No município de Campo Redondo, a estrutura do prédio e a frota da Prefeitura também foram alvos de ataques. Funcionários conseguiram retirar a tempo veículos e documentos, para não serem queimados. Um caminhão pipa e dois ônibus escolares ficaram destruídos.

Já na cidade de São João do Gostoso, dois ônibus escolares foram atacados na garagem. Ao todo, 15 municípios registraram ataques entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça (14).

Em coletiva agora de manhã, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Francisco Canindé Silva, confirmou que o setor de inteligência já havia sido alertado sobre possíveis ataques. Na segunda-feira, inclusive, houve uma reunião com forças policiais estaduais e federais para tratar o assunto.

Segundo o secretário, por causa de ações preventivas, os ataques foram menores que o esperado e cessaram às 2h da madrugada.

O chefe da segurança do Estado acredita que os ataques são uma reação à atividade policial.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Alarico Azevedo, durante as ações preventivas, houve confronto com os bandidos.

Líder de facção no RN é transferido para penitenciária federal

Policiais Penais Federais realizam, nesta terça-feira, 14, a transferência de preso da penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte (RN), para o Sistema Penitenciário Federal (SPF), administrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais – órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O custodiado é acusado de ser líder de facção criminosa que, segundo as investigações, continuava como mandante de crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados, nesta terça-feira, 14, nas cidades de Natal e Mossoró.

Novas inclusões no SPF estão sendo analisadas pelas autoridades competentes e poderão ocorrer a qualquer momento.

O Sistema Penitenciário Federal é responsável pela custódia de presos de alta periculosidade e tem como principal objetivo o isolamento das lideranças do crime organizado para garantia da ordem e segurança do Brasil por meio do cumprimento rigoroso da Lei de Execução Penal (LEP).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Força Nacional de Segurança será enviada para reforçar policiamento no RN

Após ataques criminosos ocorridos em diversas cidades do Rio Grande do Norte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou e os primeiros agentes da Força Nacional de Segurança chegarão ao Estado ainda nesta terça-feira, 14.

A governadora Fátima Bezerra esteve nesta tarde na sede da pasta para solicitar auxílio no enfrentamento da violência desencadeada por ataques a prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

“Atendendo à solicitação da governadora Fátima, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, informou Dino.

Fátima foi recebida pelo secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, pelo secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e pelo secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco. Ela estava acompanhada por integrantes de seu governo, como o vice-governador Walter Alves, e por representantes da bancada potiguar no Congresso.

O Ministério disponibilizará 100 agentes de segurança da Força Nacional, além de 30 viaturas. “A determinação do ministro Flávio Dino é atender prontamente e integralmente toda solicitação do governo do Rio Grande do Norte neste momento. A Força Nacional é uma força de cooperação federativa para atender aos entes justamente nesses momentos. Tenho certeza que ela irá, sob liderança da Secretaria Estadual de Segurança, realizar um excelente trabalho”, afirmou Cappelli durante reunião.

Para acelerar a logística, a ida dos agentes da Força Nacional para o Rio Grande do Norte será viabilizada por aviões cedidos pelo Ministério da Defesa. As viaturas serão deslocadas via terrestre. “Temos procurado agir de forma federativa, nos aproximando dos Estados para que possamos fazer o adequado enfrentamento do crime organizado. Nosso papel aqui é acompanhar e apoiar as iniciativas tomadas pelo governo do Estado dando suporte operacional para essas ações”, disse Tadeu Alencar.

Além do envio da Força Nacional, o Ministério da Justiça determinou que a Polícia Rodoviária Federal reforce o patrulhamento em rodovias no interior do Estado para controlar a movimentação de criminosos. De acordo com o secretário Rafael Velasco, outros 30 policiais penais integrantes da força de treinamento localizada em Porto Velho (RO) serão deslocados hoje para Mossoró (RN), município que abriga um presídio federal.

Ataques

Entre meia-noite e 2h desta terça-feira, prédios públicos e estabelecimentos comerciais em 15 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de tiros e incendiados por criminosos. Uma pessoa morreu e outras nove foram presas. Durante a reunião realizada na sede do Ministério da Justiça nesta tarde, representantes do governo estadual relacionaram os ataques a uma retaliação de bandidos insatisfeitos com mudanças implementadas pelo poder público local no sistema carcerário e com prisões feitas nas últimas semanas.

“O que está em curso é a reação do crime organizado frente ao esforço que o governo do Rio Grande do Norte vem avançando no controle do sistema prisional. Solicito apoio do Governo Federal, com a presença da Força Nacional de Segurança, para que possamos somar esforços e colocar ainda mais energia no enfrentamento à violência no Rio Grande do Norte e trazer a normalidade, a paz, a ordem e a tranquilidade para o nosso povo”, disse Fátima Bezerra.

Embora as investigações da Polícia Civil e Polícia Federal (PF) estejam em andamento, as autoridades acreditam que os ataques são “ações de reclamação de organizações criminosas pelo tratamento dentro dos presídios

 

 

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Moções em caráter de apoio e de reconhecimento

Moções apoiam parlamentares e homenageiam Doralice Tancredo por mais de 70 anos de serviços prestados à área social.

Seleção de Vôlei em Cocal do Sul: venda de ingressos é adiada pela organização

Ingressos ainda não estão à venda por questões contratuais, mas amistosos de vôlei com a Seleção terão jogos no Sul de SC

Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emite alerta vermelho para o frio intenso no estado

Risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia e formação de geada ampla entre segunda, 23, e quarta-feira, 25

Resgate de um time de futebol: O Milagre na Caverna Tailandesa em 2018