Tecnologia

Faculdade Satc: ferramenta online torna o celular um parceiro na aprendizagem

Por meio de questionários interativos, professores da Satc deixam as aulas da faculdade mais dinâmicas.

Satc ferramenta online torna o celular um parceiro na aprendizagem

Foto: Comunicação Satc

Disputar espaço com tomadores de atenção em sala de aula, como o celular ou notebook, tem sido uma constante na vida do professor atual. Apostar em novos métodos de ensino é uma das saídas para o problema. Pensando nisso, a Faculdade Satc implantou um novo modelo de aprendizagem, baseado em metodologias ativas. Com a mudança, as aulas da professora de álgebra linear, Pâmela Milak, ficaram mais dinâmicas. Um quiz interativo deixou a disciplina muito mais leve.

“Tenho usado o Kahoot para aplicar testes de conhecimento interativos referentes ao conteúdo que estou trabalhando. Os resultados são ótimos, porque além de tornar o ambiente mais dinâmico, desperta um espírito saudável de competição entre eles mesmos, onde cada um quer responder mais rápido e corretamente”, comentou.

Os questionários são criados sobre os assuntos vistos em sala. Os acadêmicos podem responder pelo computador ou via celular. A intenção, segundo a professora, é estimular o raciocínio lógico nos alunos. “É possível ver o resultado com as planilhas que são geradas após as respostas, então a gente tem uma noção do que o estudante realmente aprendeu”, observou a professora.

O curso de Engenharia de Mecatrônica é um dos pioneiros, junto ao Design Gráfico, nas práticas de metodologias ativas. A nova forma de aprender agradou o acadêmico José Paulo Marciano. Para ele, as aulas ficaram mais interessantes. “O quiz foi muito positivo porque além de aprendermos de um modo diferente, nos prepara, indiretamente, a trabalhar com certa pressão e nos desperta o raciocínio rápido”, relatou.

Colaboração: Comunicação SATC 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas