Geral

Falta de chuva deixa moradores sem água há duas semanas em Orleans

Comunidade mais afetada com a falta da chuva é a de Rio Pinheiros Baixo

Devido à seca dos últimos dias, os moradores da comunidade de Rio Pinheiros Baixo em Orleans, sofrem com a falta de água aproximadamente há duas semanas. Com isso, as mais de 60 famílias que são abastecidas por nascentes de rios são obrigadas a buscarem alternativas. Conforme o morador, Natalino Antonelo, algumas famílias já acionaram o caminhão pipa.

“Já faz 15 dias que falta água na comunidade. Os moradores estão procurando outros meios para o abastecimento, na semana passada um caminhão pipa foi obrigado a vir para o local. Se não chover logo, a situação vai piorar cada vez mais”, relata o morador.

O abastecimento nesta localidade é de responsabilidade de cada morador. Apesar da seca, as comunidades que recebem o abastecimento da SAMAE não sofrem com o problema, conforme o presidente da autarquia Antonio Williman.

“Posso tranquilizar os moradores que são atendidos pela SAMAE que estamos com o abastecimento tranquilo mesmo com a seca. O órgão atende o Centro, Pindotiba, Oratório, Barracão e Brusque do Sul”, informa o presidente.

A solução está no céu. O climatologista da Epagri de Urussanga, Marcio Sônego, afirma que há previsão de chuva nas próximas 24 horas, mas a quantidade será insuficiente para resolver o problema.

“A previsão é que sexta-feira à noite e sábado chova na região. A quantidade não é grande, será até 15(mm) não resolvendo a situação da estiagem. A estiagem é de muitos meses, chove um pouquinho mais nos próximos dias, mas a estiagem está muito longe de ser resolvida”, ressalta Sônego.

O mês de novembro registrou pouca chuva. De acordo com o climatologista, este mês vai finalizar com apenas 1/3 do que chove normalmente.

Colaboração: Thaise Vieira/Rádio Guarujá