Saúde

Falta de insulina na região preocupa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Muitos pais de crianças que sofrem com a diabetes e necessitam de insulina, uma medicação bastante cara e de uso constante, foram beneficiados por ações judiciais que forneceram liminares garantindo o acesso à medicação. Ainda assim, pelo menos 38 pacientes que estão nesta situação não estão recebendo a medicação.

É o que diz um dos membros da Associação dos Diabéticos Infantojuvenis de Tubarão, que conta que a entidade tem recebido diversas reclamações de crianças que estão sem a insulina, ou cujos pais estão tendo que arcar com o custo do remédio – em torno de R$ 2 mil por mês.

Conforme as informações, desde dezembro de 2015, o fornecimento está irregular, sendo que em alguns meses ele é realizado, mas em outros a Gerência Regional de Saúde aponta que a insulina não foi entregue. A associação tem 38 crianças com liminar garantindo o fornecimento da medicação pelo Estado, que não têm recebido de forma regular, mesmo com a ordem judicial.

Procurada pela reportagem, a Gerência Regional de Saúde de Tubarão não quis informar se está ocorrendo falta de insulina, apontando que a responsabilidade é da Secretaria Estadual de Saúde. Já este órgão confirmou o problema, em comunicado enviado através da assessoria de comunicação.

“A Secretaria de Estado da Saúde vem enfrentando nos últimos meses dificuldades no fornecimento em razão da irregularidade no abastecimento pelo fornecedor. Os contratos estão sendo revistos e a tendência é a aquisição ser regularizada, com a insulina sendo disponibilizada aos municípios nas próximas semanas”, afirma a nota emitida pelo órgão.

Com informações do Jornal Diário do Sul