Geral

Famcri identifica irregularidades ambientais por meio de monitoramento aéreo

O trabalho é feito em parceria com o Serviço Aeropolicial (SAER) e o objetivo principal é proporcionar clareza às ações de fiscalização ambiental no município

Divulgação

Proporcionar clareza às ações de fiscalização ambiental no município. Esse é o objetivo principal do monitoramento aéreo feito pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) em parceria com o Serviço Aeropolicial (SAER), comandado pelo delegado Gilberto Mondini. No segundo sobrevoo feito pelas equipes algumas irregularidades foram identificadas, bem como um barramento de água interferindo uma nascente e o descarte incorreto de resíduos sólidos industriais em uma fundição.

De acordo com a fiscal da Famcri, Jade Martins Colombi, a movimentação de solo e aterro gera uma série de danos ambientais. “Esse tipo de ação propicia o assoreamento de recursos hídricos, mortandade da fauna, desgaste do solo, fomento de enchentes e inundações, entre outros impactos ao meio ambiente”, disse. O órgão também alerta sobre o despejo de resíduos a céu aberto, pois além dos danos ambientas, pode resultar na proliferação de pragas urbanas e mosquito da dengue.

O Presidente da Famcri, Robson Izidro, destaca a importância do serviço aéreo para a observação de infrações. “O trabalho que está sendo feito é de interesse comum, até mesmo para prevenir desastres ambientais, como processos erosivos e perda da diversidade ambiental no nosso município” salientou. “Muitas vezes o delito ambiental ocorre num local de difícil acesso ou visualização e, dessa forma, fica mais fácil caracterizar a infração em flagrante”, completou o chefe de departamento da Famcri, Valmir Gomes.

Notícias Relacionadas

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará