Geral

Família Barata doa mais de 300 livros para Biblioteca Municipal

A Biblioteca Donatila Borba foi presenteada com mais de 300 livros, pertencentes ao saudoso Wilson Barata, figura ilustre na cidade

Um acervo com mais de 300 livros foi doado na tarde desta sexta-feira (5), para a Biblioteca Pública Municipal Donatila Borba. Os livros pertenciam ao saudoso Wilson Barata. Ele foi um dos fundadores do Rotary Club de Criciúma, do Bairro da Juventude e o primeiro a implantar o telefone na cidade. Natural de Belém do Pará, Barata veio para a cidade de Criciúma no final da década de 1930. Segundo o historiador Mário Beloli, ele foi um dos homens que contribuíram para o desenvolvimento de Criciúma, devido ao seu papel intenso em instituições voltadas à sociedade e ao desenvolvimento econômico.

O filho de Wilson, Newton Barata, 67 anos, conta que após o falecimento de seu pai em 2006, quando tinha 87 anos de idade, a pequena biblioteca localizada na antiga casa, não estava sendo aproveitada do modo em que seu pai gostaria. “O escritório do pai era totalmente aberto ao público. Ele permitia sempre o acesso das pessoas para que pudessem usufruir dos livros que ele tinha em sua pequena biblioteca”, conta o filho.

Newton comenta que os livros estavam em desuso e a família resolveu doar para uma biblioteca pública. “Optamos para a Biblioteca Municipal, pois o pai sempre foi a favor dos bens do interesse coletivo. Então queremos que muito façam proveito dos livros que contribuíram para a intelectualidade de seu Wilson Barata”, comenta emocionado Newton.

[soliloquy id=”23938″]