Geral

Família se despede de jovem morto afogado em SC: “Triste e difícil de aceitar”

Renan Valin de Freitas tinha apenas 20 anos e morreu na tarde de domingo (28)

Divulgação

A manhã desta segunda-feira (29) é marcada pela dor da despedida do jovem Renan Valin de Freitas, 20 anos. Ele morreu no domingo (28) à tarde ao se afogar em uma cachoeira na cidade de Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí. O velório ocorre na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro Palmital, em Taió, onde morava. O sepultamento será às 17h, no cemitério local.

Renan estava com um grupo de amigos se refrescando numa cachoeira na localidade de Ribeirão Carneiro e se afogou. Quando os bombeiros chegaram para atender a ocorrência, o jovem já estava há cerca de uma hora submerso, informou a corporação. Ainda foi preciso chamar um mergulhador para fazer as buscas, que duraram cerca de uma hora e meia até a vítima ser encontrada e retirada da água.

Segundo os bombeiros, o local não costuma ter correnteza, porém é bastante profundo em alguns pontos.

“A tragédia e a dor se abateram sobre nossa família, pois meu querido sobrinho partiu deste mundo. Triste, incompreensível e difícil de aceitar é esta despedida. O que nos resta é orar, orar muito e dar forças ao seu pai, sua mãe e a mana que estão destruídos”, escreveu Rosimali Valin Floriano, tia do rapaz.

Alerta

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 75% dos afogamentos no Brasil acontecem em água doce (rios, lagos e represas), superando os números de casos registrados em praias. O Corpo de Bombeiros Militar afirma que em Santa Catarina o cenário não é diferente.

O Estado é repleto de ambiente como estes, o que torna praticamente impossível o monitoramento de guarda-vidas em todos eles. Por isso, os socorristas elencam cuidados a serem tomados pelos banhistas.

Dicas para evitar acidentes

  • Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;
  • Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;
  • Evite banhar-se sozinho – vá com amigos e familiares e/ou procure um local de banho conhecido, com outras pessoas e, se possível, com guarda-vida;
  • Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno;
  • Adultos também podem usar coletes salva-vidas;
  • Não nade após refeições;
  • Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis;
  • Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento