Geral

Família será indenizada após troca de corpos de bebês ser descoberta em sepultamento em SC

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou que seis familiares — entre irmãos e tios da mãe — deverão receber R$ 5 mil cada um por danos morais

Foto: Prefeitura de Caxambu do Sul/Divulgação

Uma troca de corpos envolvendo dois recém-nascidos foi descoberta no momento do sepultamento e resultou em indenização para familiares da mãe e do bebê que nasceram mortos. O caso ocorreu em novembro de 2021, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, Santa Catarina, e só foi identificado no cemitério de Caxambu do Sul, a cerca de 30 km da unidade hospitalar.

Durante a cerimônia fúnebre, um agente funerário desconfiou da identificação do corpo da criança, levando à abertura do caixão — que estava lacrado por protocolo de suspeita de Covid-19. Foi então constatado que o bebê enterrado junto à mãe não era seu filho biológico, mas sim uma menina que havia sido trocada por engano no necrotério.

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou que seis familiares — entre irmãos e tios da mãe — deverão receber R$ 5 mil cada um por danos morais. Outros quatro familiares tiveram os pedidos indeferidos por falta de comprovação do impacto emocional. A decisão também confirmou a responsabilidade solidária do Estado de Santa Catarina e da entidade que administra o hospital.

Segundo o relator do caso, desembargador Luiz Fernando Boller, o episódio causou profundo abalo emocional: “Além da dor da perda, os familiares ainda tiveram que lidar com a exumação dos corpos para confirmar a identidade do bebê”. A defesa do hospital afirmou que irá recorrer da decisão.

Notícias Relacionadas

Futebol, amizade e emoção marcam o 2º Festival Coopercocal de Escolinhas

Evento reuniu atletas, famílias e comunidades em um sábado de integração e celebração do esporte

Casal se perde em trilha de Jacinto Machado e por pouco aventura não termina em tragédia

Bombeiros enfrentam neblina e chuva intensa para salvar vítimas no Morro do Carasal, em Jacinto Machado

Volta Ciclística da Integração marca abertura de ligação entre comunidades de Orleans

Estrada geral estava fechada há 40 anos e obrigava desvio de quase uma hora entre localidades vizinhas

Homem agride ex-companheira e tenta subornar policiais em Tubarão

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais