Saúde

Farmacêuticos da Amrec acrescentam cerca de 80 itens na licitação de medicamentos para 2014

Foto: Diene Lemos

Foto: Diene Lemos

Com o objetivo de discutir o processo de licitação de medicamentos para 2014, farmacêuticos dos municípios da Região Carbonífera estiveram reunidos nesta quinta-feira, no Plenarinho da Amrec. Os profissionais elaboraram a lista de medicamentos para a licitação e debateram a adequação do edital de licitações. “Foram acrescentados cerca de 80 novos itens na lista de medicamentos do Cisamrec, sendo que a maioria é para atendimentos de ações judiciais”, explica o coordenador do Centro de Distribuição de Medicamentos do Cisamrec, farmacêutico Luiz Mario Cardoso, informando, ainda, que o consórcio pretende disponibilizar em torno de 700 itens no próximo ano.

Na ocasião, os farmacêuticos ainda analisaram a programação dos pedidos de final de ano. Isso porque, segundo Cardoso, grande parte dos laboratórios entram em recesso no final de dezembro e retornam em meados de janeiro. “Discutimos novas maneiras de exigir maior qualidade dos fornecedores, as dúvidas foram sanadas e todos saíram com as informações corretas sobre o assunto, podendo até se programar melhor para a aquisição dos medicamentos, a fim de não deixar a população sem assistência”, salientou. Sobre a licitação, o coordenador informa que os farmacêuticos definiram que será realizada entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro. “A data efetiva será determinada junto ao setor de licitações responsável”, observa.

Conforme Cardoso, os farmacêuticos também abordaram questões referentes a nova pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de medicamentos, que está sendo discutida no Estado. “Os municípios terão novas responsabilidades na entrega de medicamentos e precisamos fazer esse remanejamento”, relatou o coordenador. Para a diretora executiva do Cisamrec, Daníria Natália Souza da Rocha, as reuniões são importantes porque integram os farmacêuticos da Amrec. “Além de melhorar a comunicação entre eles, todos saem com uma linguagem unificada. As informações são padronizadas entre os municípios”, ressaltou a diretora.

Colaboração: Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da Amrec