Saúde

Farmácia Solidária de Orleans disponibiliza medicamentos gratuitos para a população

Farmácia Solidária de Orleans disponibiliza medicamentos gratuitos para a população

Foto: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

A Farmácia Solidária foi criada em novembro de 2015, através do Programa Reciclando Medicamentos, uma parceria entre a Prefeitura de Orleans e o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, com objetivo inicial de dar um destino mais útil às sobras de medicamento que a população tem em suas residências.

Conforme explica o farmacêutico responsável, Alexandre Piccinini, a Farmácia Solidária funciona em dois formatos. As pessoas dirigem-se até o local ou até as Unidades de Saúde para fazerem a doação dos remédios. Os que estiverem dentro do prazo de validade e atenderem requisitos de conservação serão disponibilizados na farmácia solidária para serem doados as pessoas que precisarem, sem custo algum.

Outra finalidade da Farmácia Solidária, segundo Piccinini, é servir como ponto de coleta de remédios com prazo de validade ultrapassado. Eles são encaminhados para a Vigilância Sanitária, sem correr o risco de serem descartados inadequadamente no lixo comum.

A Farmácia Solidária também recebe doações de amostras dos consultórios médicos com a intenção de contribuir com a saúde pública. O responsável conta ainda que o fornecimento da medicação é feita por meio da prescrição médica, preferencialmente. As pessoas que sofrem de doenças crônicas devem apresentar a embalagem do medicamento na hora da retirada.

“O objetivo da Farmácia Solidária é conscientizar a população do descarte correto dos medicamentos com o intuito de evitar a contaminação do solo e de animais. Além disso, ela serve também para beneficiar a população com medicamentos doados gratuitamente”, frisou Alexandre.

A caixa “Reciclando Medicamentos” é outra maneira de as pessoas depositarem os remédios vencidos. Elas estão presentes em todas as Estratégia Saúde da Família – ESF’s da rede pública. Todo mês, Alexandre visita as unidades para fazer a coleta das doações.

A doação para menores de 18 anos é realizada somente na companhia de um responsável. Atualmente, a Farmácia Solidária tem mais de 1,5 mil produtos cadastrados. Entre eles, estão: Benicar, Brasart, Micardis Anlo, Bicalutamida. Estes possuem valores elevados e, no local, são disponibilizados gratuitamente a quem necessita.

A Farmácia Solidária conta ainda com remédios direcionados a quem sofre de diabetes, controle de pressão, anti-inflamatório, anticoncepcional e entre outros. “Pedimos que a população faça a sua doação, repasse os medicamentos adiante, pois outras pessoas podem fazer o uso. Tudo pode ser aproveitado. E, antes de utilizar qualquer medicamento, o paciente deve procurar o profissional farmacêutico e tirar todas as dúvidas”, destaca.

A Farmácia Solidária realiza atendimento ao público apenas no período da tarde, das 13h30min às 17h30min. Ela Está localizada na Rua Alexandre Sandrini, no Centro de Especialidade, ao lado da Unidade de Saúde São Donato, próximo ao Pró-Saúde (apenas referência). Para mais esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 98406-3891.

Colaboração: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.