Geral

Farol de Santa Marta se despede de Valdir Rebelo

O dono de um dos mais antigos restaurantes do Farol de Santa Marta, Valdir Pedro Rebelo, de 74 anos, faleceu na última segunda-feira

O dono de um dos mais antigos restaurantes do Farol de Santa Marta, Valdir Pedro Rebelo, de 74 anos, faleceu na última segunda-feira, após sofrer uma parada cardíaca. A história do Restaurante do Valdir começou em 1980, quando ele resolveu preparar comida em casa para vender.

Feitos por sua esposa, Zenaide Horácio Rebelo, os pratos de peixe e frutos do mar eram servidos em casa, em duas mesas na cozinha da família. O sucesso foi tão grande que logo os turistas que frequentavam a região faziam fila para saborear a comida. “Eles ficavam sentados em um banco fora da casa, esperando a sua vez de comer”, conta uma das filhas de Valdir, Ana Aparecida Rebelo.

Nascido no Farol de Santa Marta e filho de um faroleiro, Valdir começou a vida como pescador. Apegado às origens, o empreendedor era apaixonado pelo lugar onde nasceu e foi criado. “Ele até tentou sair daqui uma época, mas não conseguiu ficar longe e voltou logo”, diz a filha.

A ideia de preparar comida deu certo. Funcionando há 33 anos, o Restaurante do Valdir tem, hoje, 13 mesas, mas mantém o cardápio que tanto agradou os clientes. “Queremos manter o restaurante como ele é, simples e familiar. Vamos continuar com o negócio, até porque meu pai sempre desejou isso”, salientou Ana em reportagem do Diário do Sul.

Valdir era diabético e fazia hemodiálise. Faleceu em casa, por volta das 13h30 de segunda-feira, logo depois de retornar do hospital onde realizava tratamento. Ele deixa esposa, duas filhas e três filhos.