Geral

FCC e Ferrovia Tereza Cristina firmam parceria para resgatar os passeios com a Maria Fumaça

Iniciativa busca resgatar parte da história da cidade por meio do retorno dos passeios turísticos de trem pela região

Divulgação

Resgate histórico para Criciúma. Uma parceria entre a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) visam resgatar os passeios com a Maria Fumaça na região. Intitulado ‘Passeio de trem: uma viagem na história’, o projeto tem a intenção de iniciar o passeio no Parque dos Imigrantes e seguir por diversas rotas. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no Centro Cultural Jorge Zanatta.

“O passeio de trem com a nossa Maria Fumaça é um resgate da riqueza do nosso município com a ferrovia, que percorrerá pontos históricos da região. Os turistas desfrutarão de belezas naturais, além das inúmeras atrações a bordo da locomotiva”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

Conforme o presidente da FCC, Zalmir Casagrande, o desenvolvimento turístico é um dos focos da Administração Municipal, que está investindo em projetos inovadores para atrair turistas. “Os passeios com a famosa Maria Fumaça eram um atrativo no século XX na região, e o Governo de Criciúma agora vem reaver essa parte inesquecível da história do município, junto com a ferrovia”, ressalta.

Os passeios terão início em uma estação que será construída no parque e terão rotas diversas, como: Criciúma x Urussanga, Criciúma x Tubarão e Criciúma x Siderópolis x Treviso. “Queremos trazer um desenvolvimento social e econômico para Criciúma. Ainda hoje transportamos mais de 200 toneladas de carvão, e agora queremos resgatar o passeio de trem como opção turística”, explicou.

O encontro reuniu o presidente da FCC, o diretor de turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail, o diretor da FTC, Benony Schimitz Filho e o engenheiro de operações da FTC, Anildo Mazuco Filho.

Notícias Relacionadas

Motorista embriagado atropela criança e adolescente perto de escola na Serra de SC

Homem fez o teste de bafômetro após a colisão

Cidade de SC oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua após alerta de frio intenso

Estrutura é aberta nas noites de forte frio, quando as temperaturas ficam abaixo de 10 ºC; nesses dias, as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h

Estado anuncia que ampliará leitos de UTI infantil

Unidades de Terapia Intensiva para bebês e crianças enfrentam problema de superlotação em SC

Sensação térmica pode chegar a -20°C na Serra de SC; saiba como se proteger

O frio intenso que atinge Santa Catarina nesta semana pode provocar sensações térmicas abaixo de 0°C em algumas cidades do Estado. No alto da Serra, a previsão é de que moradores sintam frio de até -20°C.