Geral

Febave realiza trabalho de manutenção nas Esculturas do Paredão

A obra esculpida pelo artista José Fernandes, popular Zé Diabo, recebe a aplicação de produtos para controlar o crescimento de vegetações que podem degradar as rochas do local.

Divulgação

Nesta sexta-feira (16), as Esculturas do Paredão recebem serviços de manutenção para evitar que o crescimento da vegetação danifique a obra. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave e a Prefeitura de Orleans.

O trabalho faz parte do projeto de conservação das Esculturas do Paredão criado pela Febave em 2016. A obra esculpida pelo artista José Fernandes, popular Zé Diabo, recebe a aplicação de produtos para controlar o crescimento de vegetações que podem degradar as rochas do local. O processo é acompanhado por especialistas da área.

A museóloga e diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, pontua que os serviços de manutenção são realizados anualmente para contribuir com a conservação da obra. “Esse projeto de conservação tem o objetivo de prevenir possíveis alterações e danificações da obra. A raiz de uma vegetação, por exemplo, vai crescendo e pode entrar em uma fissura e desprender partes da rocha, danificando a obra esculpida”, explica. “Além disso, os visitantes e admiradores poderão contemplar essa obra em sua totalidade”, completa a especialista, informando ainda que a aplicação dos produtos deve ser concluída no final da manhã dessa sexta-feira. Após o processo, a vegetação leva aproximadamente 30 dias para secar e será removida.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Mais uma etapa de manutenção é realizada nas Esculturas do Paredão

Jovem cai de telhado e fica gravemente ferido em Sangão

O teto do ginásio da comunidade de Morro Grande cedeu. Na queda, o trabalhador sofreu fraturas no braco e na perna, além de traumatismo craniano.

Prefeitura de Orleans intensifica manutenção e alargamento de estradas no interior

O crescimento agrícola, a diversificação das atividades e o investimento no interior aumentou o fluxo de caminhões e a necessidade de boas estradas.

Orleans se despede do artista que elevou o nome da cidade

Zé Diabo, criador das Esculturas do Paredão, foi sepultado na manhã de hoje.