Geral

Febave realiza trabalho de manutenção nas Esculturas do Paredão

A obra esculpida pelo artista José Fernandes, popular Zé Diabo, recebe a aplicação de produtos para controlar o crescimento de vegetações que podem degradar as rochas do local.

Divulgação

Nesta sexta-feira (16), as Esculturas do Paredão recebem serviços de manutenção para evitar que o crescimento da vegetação danifique a obra. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave e a Prefeitura de Orleans.

O trabalho faz parte do projeto de conservação das Esculturas do Paredão criado pela Febave em 2016. A obra esculpida pelo artista José Fernandes, popular Zé Diabo, recebe a aplicação de produtos para controlar o crescimento de vegetações que podem degradar as rochas do local. O processo é acompanhado por especialistas da área.

A museóloga e diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, pontua que os serviços de manutenção são realizados anualmente para contribuir com a conservação da obra. “Esse projeto de conservação tem o objetivo de prevenir possíveis alterações e danificações da obra. A raiz de uma vegetação, por exemplo, vai crescendo e pode entrar em uma fissura e desprender partes da rocha, danificando a obra esculpida”, explica. “Além disso, os visitantes e admiradores poderão contemplar essa obra em sua totalidade”, completa a especialista, informando ainda que a aplicação dos produtos deve ser concluída no final da manhã dessa sexta-feira. Após o processo, a vegetação leva aproximadamente 30 dias para secar e será removida.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Polícia Militar chega a 50 mil fiscalizações no trabalho de combate à Covid-19

Até esta segunda-feira (25), foram registradas 50.472 ocorrências, nas quais foram realizadas 893 notificações

Coronavírus em SC: Polícia Militar ultrapassa 100 mil fiscalizações no trabalho de combate à Covid-19

1.701 estabelecimentos foram notificados e 76 foram interditados.

Após eventos climáticos, 342 escolas da rede estadual estão com manutenção em andamento ou concluída

As escolas da rede estadual estão em período intenso de manutenções na estrutura física após o ciclone que atingiu Santa Catarina

Orleans se despede do artista que elevou o nome da cidade

Zé Diabo, criador das Esculturas do Paredão, foi sepultado na manhã de hoje.