Mundo Animal

Febre Amarela

Animais silvestres

Foto: Divulgação

Olá! É com enorme prazer que, a partir desta data, estarei aqui no Portal Sul In Foco, abordando os mais variados assuntos do Mundo Animal, desde os nossos amigos peludos de quatro patas, aos nossos animais de produção, bem como a nossa incrível diversidade de silvestres!

Bom, vamos lá! Quero iniciar abordando um assunto que está em alta, e que ainda causa muitas dúvidas nas pessoas, pois trata-se de uma zoonose que voltou após tantos anos em nosso estado, a Febre Amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda existente nos países da África e das Américas Central e do Sul, que causa febre alta de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, cansaço físico, calafrios, náuseas e vômitos. É transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes através do cliclo silvestre, e o mosquito Aedes aegypti no ciclo urbano, sim, o mesmo mosquito que também transmite a Dengue, o Chikungnya e o Zika vírus.

Macaco

Foto: Divulgação

Mas então porque ouvimos tanto falar dos macacos nesta doença? Por que eles são hospedeiros do vírus e estão no mesmo ambiente silvestre dos mosquitos, sendo assim, são os primeiros a serem infectados e consequentemente os primeiros a adoecerem, servindo de Sentinela para os humanos, avisando que o vírus está circulando e que é necessário um cuidado muito maior naquela região.

Por isso a qualquer sinal de mortalidade destes animais devemos notificar o mais rápido possível à secretaria municipal de saúde para que as medidas sejam tomadas e a população ao redor seja vacinada, e não devemos nunca, nunca, matar estes animais, pois estaríamos perdendo uma defesa importante para nós seres humanos.

Mesmo Santa Catarina não sendo o foco principal desta doença, algumas cidades tiveram a recomendação da vacinação devido às suspeitas, confira na lista abaixo.

E para você que não mora nas cidades recomendadas, ainda sim é importante a vacinação se for fazer alguma viagem para os locais de risco e até mesmo se for adepto de algum esporte como trilhas, pescas ou qualquer outra atividade dentro de matas. E é importante lembrar que o tempo de início da imunização da vacina é de 10 dias, por isso não devemos deixar para o último dia. A vacina é gratuita e é válida por 10 anos, então vacine-se e proteja nossos animais primatas para que eles também possam nos proteger!

Atenção para o esquema de vacinação:

  1. As crianças devem receber a vacina com 9 meses e aos 4 anos de idade.
  2. Os adultos precisam de apenas uma dose, que dará imunidade por até 10 anos.
  3. Contraindicação: idosos acima de 60 anos, gestantes, mães que amamentam crianças com até 6 meses de idade, portadores de doenças imunossupressoras e pessoas que estão em tratamento de câncer.

Tabela Dive/SC

Fonte: http://dive.sc.gov.br