Geral

Fecoerusc lança campanha para fortalecer o trabalho das cooperativas de energia catarinenses

Entidade estadual que representa o segmento, apresenta números e exemplos que reforçam os papéis social e econômico das 21 filiadas

Divulgação

A Federação Estadual das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, inicia neste mês de novembro uma campanha de abrangência nacional para reforçar a importância e traduzir os impactos gerados pelo trabalho das 21 filiadas. A iniciativa mostra números, histórias de cooperados e exemplos de gestão que reafirmam os papéis econômico e social cumpridos por essas cooperativas. A campanha concilia conteúdos jornalísticos e publicitários.

Para o presidente da Fecoerusc, Walmir Rampinelli, quando unidas, as cooperativas filiadas significam números ainda mais relevantes para a economia catarinense.

“Em 2020, as cooperativas de energia alcançaram R$ 700 milhões de faturamento no estado. Recursos que permanecem nas regiões onde são gerados, promovendo renda direta para os cooperados, que são usuários e donos do negócio”, explica Rampinelli.

De acordo com dados da Organização das Cooperativas de Santa Catarina, a Ocesc, dentre os sete segmentos de atuação do cooperativismo em 2020, o de infraestrutura ocupa a segunda posição em número de cooperados, ficando atrás apenas do ramo crédito.

Além dos números que comprovam o impacto econômico, a campanha também contará as histórias que evidenciam o quanto essas empresas importam para as mais de 990 mil pessoas alcançadas.

“Na gestão de uma cooperativa, nós ouvimos relatos quase todos os dias de sócios que, ao receberem energia com um custo menor, ou ao participarem de projetos sociais promovidos pela cooperativa, conseguem ter mais qualidade de vida”, relata o presidente da Fecoerusc que é, atualmente, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Pioneira de Eletrificação de Forquilhinha, a Coopera.

Para o professor de cooperativismo e doutor em sociologia política, Dimas de Oliveira Estevam, as cooperativas de energia representam desenvolvimento regional. “O cooperativismo tem contribuído para o crescimento socioeconômico do país. Na região carbonífera e em Santa Catarina, não tem sido diferente”, explica ele.

Conheça a Fecoerusc

A Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, é a entidade que reúne e representa as empresas desse segmento cooperativista. Ela surgiu há 47 anos para ser o elo entre as cooperativas e o governo, agentes financeiros e outras concessionárias. Atualmente, possui 21 cooperativas filiadas e atua para fortalece-las, promovendo a sua satisfação, e a de seus colaboradores e dirigentes.

Notícias Relacionadas

Cerca de 30% das unidades escolares em SC estão com professores em greve, indica sindicato

Na Capital do Estado, metade das escolas estaduais também estão enfrentando a adesão dos professores à greve

Escola é alvo de arrombamento e televisores são furtados em Cocal do Sul

A PM foi acionada durante o final da noite dessa segunda-feira, dia 22

Árbitro potiguar apita Vasco e Criciúma

PM realiza ação em Criciúma e prende diversos foragidos da Justiça

Seis mandados de prisão foram cumpridos em vários bairros do município nessa segunda-feira, dia 22