Educação

Feira das Profissões recebe dirigentes de escolas de Ensino Médio

Integrando a programação da Feira das Profissões Unesc, diretores de escolas de Ensino Médio de toda a região foram recebidos na manhã desta quinta-feira (5/9), no Auditório Ruy Hülse, para um café da manhã. O encontro apresentou aos profissionais de educação as dificuldades e possibilidades de ingresso ao Ensino Superior.

Para iniciar o encontro a Universidade convidou a coach Lisiane Szeckir, que falou sobre os desafios da acomodação e a necessidade de mudança. Na sequência o reitor Gildo Volpato repassou aos diretores citações e estudos que destacam a responsabilidade das escolhas e a autoridade do professor em sala de aula. “Para ter autoridade o professor precisa ter domínio de conteúdo, conhecimento, didática, metodologia de ensino, atitudes e posturas pessoais”, reforçou Volpato.

O professor que marca a história dos alunos, de acordo com o reitor, é aquele que faz a diferença. “Ele é bem-humorado, dinâmico, incentiva o questionamento, interessado, preocupado com a aprendizagem e a formação. É afetivo, respeitoso, ético, não irônico, nunca falta, rigoroso, exigente e profissional”, definiu. Nos momentos de crise, lembrou Volpato, mais autoridade se faz necessária. “Quanto mais os pais não assumem a responsabilidade de dar limites, mais o professor precisa ter autoridade”, lembrou.

Bolsas e Prouni

O reitor Gildo Volpato destacou ainda a importância de incentivar os alunos a participar do Enem, requisito para a inscrição em bolsas de estudos como o Prouni. “É preciso que estes estudantes da região sejam incentivados a aproveitar a oportunidade oferecida por estas bolsas”, pediu o reitor aos diretores. “Existem muitas possibilidades. O aluno que deseja, tem condição de fazer um curso superior”, garantiu.