Geral

Feira de Experimentos do Centro Educacional Meta promove a ciência e o conhecimento

Vários alunos visitaram a feira durante esta quinta-feira (15) e conferiram muitas teorias em prática nos experimentos.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O Centro Educacional Meta recebeu muitos alunos durante esta quinta-feira (15) que visitaram a Feira de Experimentos da escola. Os alunos do Meta organizaram exposições de arte, história, geografia, física e química para demonstrar as teorias e matérias que aprendem em sala de aula.

Desde alunos do 1° ano do Fundamental até ao 3° ano do Ensino Médio fizeram parte da Feira. A professora Eluana Turazzi Moreira conta o que foi produzido pelos alunos. “Cada turma pegou um conteúdo ou disciplina, se dividiram em equipes e fizeram um projeto. O primeiro aninho contou a história da Branca de Neve e os Sete Anões em forma de poemas. O segundo ano trabalhou a questão da água e do meio ambiente, o terceiro ano os vulcões, o quarto ano fez a escravidão, o quinto ano fez a história de Orleans, a cultura orleanense e o folclore. A partir do sexto ano foram realizados experimentos de física, história e inglês”, comenta.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Espalhados pelas salas e pátios da escola foi possível observar experimentos que explicavam a teoria da ação e reação, a gravidade, a geração de energia elétrica e até mesmo a elaboração de foguetes movidos a água e ar comprimido. Explicações sobre a rotação da terra e da lua e do sistema solar também foram apresentadas.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Os alunos do quarto ano apresentaram aos visitantes como a escravidão fez parte da história do Brasil. Os alunos apresentaram o assunto por meio de uma explicação oral e logo após um vídeo. Para finalizar os estudantes exibiram um teatro de como os negros eram tratados e os trabalhos que executavam. A apresentação comoveu os presentes.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Em arte o destaque foi a música e a História do Rock, com protagonismo da banda The Beatles. Em uma sala vários equipamentos musicais relacionados ao rock foram expostos e um vídeo explicava a origem da música.

A professora Eluana explica a importância que essa Feira tem para todos. “O objetivo é trazer conhecimento para todas as pessoas que venham nos visitar, não importa a idade, desde os pequenos até os mais idosos. Então teve desde escravidão, água, contação de histórias, piscina de sline e experimentos de física. Então isso é para chamar a atenção deles para realmente gostarem da ciência”, destaca.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Com o objetivo que expandir o conhecimento científica de forma prática e atraente, várias escolas públicas foram convidadas e conheceram a Feira realizada pelo Meta. Eluana explicou que a Secretaria de Educação, por meio do secretário Lindekson Resin, disponibilizou os ônibus para que alunos da rede pública fossem até o evento. Além de conhecimento, isso gera interação entre os alunos. “É um dia que fizemos isso para as outras crianças. Então eles se empolgam em vir e conhecer. A interação é normal, eles se conversam, fazem novas amizades, interagem com o povo de Orleans”, analisa a professora.

O prefeito Jorge Koch também esteve presente na Feira e visitou os experimentos.

Veja mais fotos:

[soliloquy id=”332712″]

Notícias Relacionadas

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Casa Guido promove venda de sonhos e conta com a solidariedade dos criciumenses

“Sonhos que alimentam esperança” é a ação especial que será realizada nesta sexta-feira e neste sábado (26 e 27/7)

Centro Educacional Meta não será afetado com decreto de desapropriação de área de seminário em Orleans

De acordo com diretora da instituição educacional, a unidade continua em funcionamento no espaço conforme contrato com o Instituto Leonardo Murialdo