Geral

Feira do Livro 2012 inicia nesta terça-feira

Exposições, música, contação de histórias, apresentações culturais e até cinema, serão atrações durante os 12 dias de feira

A Praça Nereu Ramos sedia a partir desta terça-feira (20), a sétima edição da Feira do Livro, promovida pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) com o objetivo de fomentar cada vez mais a leitura na vida de cada cidadão. Quem passa pelo local já percebe a movimentação dos homens que organizam a estrutura que vai abrigar a feira.

A novidade deste ano fica por conta do tema, que é literatura na praça. A programação do evento, conforme o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini, será recheada de exposições, música, contação de histórias, apresentações culturais e até cinema. Tudo isso, segundo ele, será feito na praça e fora dela, em palcos alternativos, como a Casa da Cultura.

A Banda Municipal Filho do Mineiro vai animar o evento a partir das 9h30min, na Praça Nereu Ramos. O projeto contação de histórias inicia às 10horas, com a apresentadora do programa Coisas de Mulherzinha, Simone Machado de Andrade. Na Casa da Cultura, haverá a apresentação do filme Doido Lelé, a partir das 10h30min. A escritora Iara Almansa Carvalho vai lançar seu livro intitulado Repaginando a vida em versos a partir das 11 horas. 

Sérgio ressalta que no momento em que muitas pessoas utilizam o local para intervalo do almoço, o espaço vai contar com a musicalidade de Jorge Nando, em mais uma edição do Meio Dia Cultural. Além da apresentação de Ari Frello no palco central, fazendo um acústico, com muito blues.

Conforme o presidente, a programação vespertina da Feira do Livro inicia com uma conversa com escritores locais Premiados do Concurso da Academia Criciumense de Letras 2012. Na sequência, o filme Calango será apresentado na sessão de cinema da Casa da Cultura. E o dia será concluído com o lançamento de vários livros regionais até às 18h30min.

Durante os dias da feira, haverá ainda a exposição de los Prêmios Nobel de Literatura em Lengua Española/Castellana, no Colégio São Bento, de Mário Quintana, no SESC e Desenhários na Fundação Cultural de Criciúma. Na Feira do Livro haverá ponto de recebimento de doação dos mesmos, e a execução do programa Amigo do Livro, promovido pela Procuradoria da Infância e Juventude. “Serão muitas atrações durante os 12 dias de feira. Nossa intenção é promover a leitura, pois é só com ela que conseguimos evoluir como ser humano. A leitura é a base de tudo, se não lemos, não nos comunicamos”, afirma o presidente.

 Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma