Clima

Feriado de ventos fortes e trovoadas, alerta Defesa Civil

Órgão emitiu um alerta para risco de temporais até esta terça-feira (12).

Divulgação

Para quem planejava curtir o feriado ao ar livre, é melhor refazer o itinerário. Isso porque, até terça-feira, 12, a previsão é de chuva volumosa em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Estão estimados, inclusive, temporais com trovoadas em algumas localidades do Estado.

De acordo com alerta emitido pelo órgão neste domingo, 10, um sistema de baixa pressão, em deslocamento pelo Rio Grande do Sul, favorece a formação de áreas de instabilidade entre segunda, 11 e a noite de terça-feira.

Durante o período, devem ocorrer “pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais isolados do Oeste aos Planaltos”. No Litoral, a circulação marítima ganha força e os acumulados ficam entre 50 mm e 70 mm. Pontualmente, no entanto, devem ocorrer volumes maiores de chuva em intervalos curtos de tempo.

Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul devem ser as áreas mais atingidas pelas chuvas volumosas. Há risco moderado de ocorrências relacionadas aos temporais, nessas regiões, segundo a Defesa Civil.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta, neste domingo (10), para ventos intensos, de até 60 km/h, e queda de granizo no Oeste catarinense. A área está classificada como em “Perigo Potencial”.

Temperaturas

O calorzinho de primavera também não deve dar as caras no feriadão. “O tempo encoberto deve manter as temperaturas amenas pelo menos até a terça, com temperaturas que não passam dos 20, 21°C ao longo de todo o litoral catarinense”, antecipa o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz.

“Na quarta, 13, a circulação marítima deve perder força, mas o dia ainda deve ser com muitas nuvens com o sol aparecendo em alguns momentos”, complementa.

Previsão para segunda-feira (dados da Epagri/Ciram):

Litoral Norte: máx. 20ºC; mín. 18ºC
Planalto Norte: 16ºC; mín. 11ºC
Grande Florianópolis Litorânea: 19ºC; mín. 17ºC
Grande Florianópolis Serrana: 15ºC; mín. 12ºC
Vale do Itajaí: 20ºC; mín. 14ºC
Litoral Sul: 20ºC; mín. 15ºC
Planalto Sul: 15ºC; mín. 9ºC
Meio-Oeste: 19ºC; mín. 13ºC
Oeste: 22ºC; mín. 13ºC
Extremo Oeste: 25ºC; mín. 15ºC

Com informações do site NDMais

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.