Esporte

Fesporte e Federação Catarinense de Xadrez realizam a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line da modalidade

A competição inédita é voltada para alunos atletas até 18 anos

Divulgação

Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line de Xadrez (JEX) de Santa Catarina. A competição inédita é voltada para alunos atletas até 18 anos, matriculados nas unidades de ensino do Estado que praticam a modalidade de xadrez.

Para participar do evento o interessado deve se inscrever junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno.

A competição será realizada na plataforma on-line de xadrez, via Web (Lichess) dia 7 de novembro e será organizada pela Gerência de Desporto Educacional da Fesporte em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX).

Forma de disputa

A forma de disputa dos JEX será em três torneios divididos nas categorias sub-11 anos (nascidos até 2009), 12 a 14 anos (nascidos entre 2006 a 2008) e 15 a 18 anos (nascidos entre 2002 a 2005). Será utilizado o Sistema Suíço em sete rodadas com tempo de 10+5 (10 minutos mais 5 segundos de acréscimo).

De acordo com o regulamento da competição todos os participantes receberão como premiação certificado de participação (enviados on-line pelo e-mail da inscrição). Os cinco primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino receberão medalhas e a unidade escolar do aluno vencedor de cada categoria receberá um kit de material esportivo, que deverá ser entregue pelos coordenadores esportivos de sua respectiva CRE.

Critérios de participação

  • Ainda de acordo com o regulamento dos JEX são seguintes os critérios para a participação:
  • Estar matriculado em estabelecimentos da rede de ensino do estado de Santa Catarina até o terceiro ano do Ensino Médio, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição;
  • Ter idade até 18 anos;
  • Realizar inscrição junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio de formulário próprio a ser enviado, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição;
  • As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno;
  • Antes de preencher o formulário de inscrição o aluno deve criar um e-mail (se não tiver), criar seu nickname e realizar seu registro na Plataforma Lichess, que será utilizada para a competição.

Notícias Relacionadas

Nove municípios catarinenses terão ampliação da rede de gás natural em abril

A expansão engloba as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Pouso Redondo, São José e Tubarão. Com a ampliação das redes

Covid-19: Paciente de SC recebe alta após ficar mais de um mês internada no ES

Estado e família discutem a melhor maneira de viabilizar o retorno da idosa para casa. Foram cinco pacientes transferidos, sendo que apenas Ivanir Terezinha de Almeida sobreviveu.

Governadora garante que buscará mais recursos para atender demandas de Jaguaruna e Laguna

O objetivo é solucionar a situação do assoreamento que prejudica a pesca, responsável pela subsistência de milhares de famílias, bem como a preservação do meio ambiente

Homem é encontrado morto na frente de cemitério em SC

Vítima tinha diversas marcas de tiros na região da cabeça, segundo a polícia