Entretenimento

Festa da Gastronomia apostará em atrações artísticas e culturais da região

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Através dos esforços e da união de moradores, instituições e empresas da região, a 12ª Festa da Gastronomia está garantida, com culturais da localidade. Depois de quase ser cancelada devido às dificuldades econômicas da Administração Pública, a Prefeitura Municipal de Nova Veneza apresentou a programação do evento, que será realizada de 1º a 19 de junho. Durante o lançamento, na noite de ontem, ficou definido que a tradicional festividade, seguirá o mesmo modelo das edições anteriores, tanto em relação à estrutura quanto à gastronomia. Mas, em relação aos atrativos, a aposta será em shows regionais ao invés dos nacionais.

A mesma qualidade e porte do ano anterior foram garantidos pelo prefeito Evandro Gava. “Enxugamos o orçamento, buscamos valorizar as entidades e começamos a reduzir em shows, sem perder qualidade, principalmente na gastronomia”. A organização espera que as 85 mil pessoas compareceram na Praça Humberto Bortoluzzi e mediações. “O carro chefe principal de nossa festa são as famílias. Por isso, criamos uma programação voltada para a cultura, o canto e a dança. A boa comida e a estrutura estão asseguradas”, alega.  Apesar dos quase 20 dias de festejo, é entre os dias 16 e 18 que a festividade terá seu ápice e a abertura oficial.

Entre as atrações principais, está a dupla Neguinho e Emanuel, da própria cidade, e os covers das bandas Legião Urbana e U2. Conforme a diretora de cultura do município, Izabelle Amboni Destro, grupos de cantos e dança da região irão contribuir em grande número para o evento. A partir de junho, Nova Veneza também comemorará os 125 anos de colonização italiana, onde realizarão um resgate histórico através de diferentes atividades voltadas ao marco. 

Viabilização da festa

Para promover a Festa da Gastronomia, a Prefeitura de Nova Veneza investirá praticamente nenhum recurso na edição. O Baile de Gala, no dia 4 de junho, não será organizado pela administração, mas pela Associação Neoveneziana de Turismo – ANET. Os investimentos dos cardápios de comida típica italiana ficarão por conta dos restaurantes e associações da cidade. Demais patrocínios foram adquiridos através de empresas e instituições de toda região.

“Os parceiros foram fundamentais para que conseguíssemos montar nossa estrutura sem perder a qualidade”, afirma. O restante dos preparos também está sendo viabilizados através de convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 80 mil. Além desse valor, o município também espera o aporte de verba de até R$ 250 mil por meio da Lei Federal Rouanet, de incentivo à cultura. “A liberação ainda está em andamento porque, com a mudança de governo, estão querendo cancelar os orçamentos da lei”, afirma.

Confira as principais atrações:

4/6 – Baile de Gala (Palazzo Delle Acque)

16/06 – 1º Seminário Nacional de Avicultores Integrados com feira de mudas frutíferas (Teatro Municipal)

17/06 – Sexta-feira

9h30 – Corrida Rústica – 125 anos da Colonização Italiana
19h – Santa Missa de homenagem aos 125 Anos de Colonização Italiana na Matriz São Marcos
21h15 – Grupo Musical Roba da Ciodi
22h – Neguinho e Emanuel
24h – Show Cover do Legião Urbana

18/6 – Sábado

14h – Olímpiadas coloniais
20h – Carnevale di Venezia com premiação do melhor traje
20h45 – Show com Fabiano La Falce
22h30 – Banda Bipolares
24h – Show Cover do U2

18/6 – Domingo

15h- Escolha da Rainha e Princesas com apresentação de Gabriel Gava, The Voice Kids
18h15 – Show com Brenno e Edu
21h30 – Show com Ivonir Machado e Banda

Com informações do site Clicatribuna