Geral

Festa do Corpo e Sangue de Cristo colore ruas para adoração à Eucaristia

O mistério da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, será solenemente celebrado, pela Igreja Católica, nesta quinta-feira (26). No dia da festa de Corpus Christi, os fiéis vão às ruas e enfeitam o caminho por onde Jesus, no Santíssimo Sacramento, irá passar. O ato rememora à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como rei, pouco antes de ser denunciado e crucificado. A celebração, que teve início no ano de 1243, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque, lembra também a Instituição da Eucaristia, ocorrida na quinta-feira santa.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, o povo que foi alimentado com o maná, no deserto, agora é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

A confecção dos tapetes

Pó de café, serragem, flores e papéis dão forma e cor à criatividade dos leigos e leigas envolvidos nas atividades pastorais em diversas comunidades e paróquias. A característica principal dos chamados “tapetes” circunda sempre a Eucaristia, mas a Igreja inclui ainda outros temas na confecção dos desenhos, como o Ano da Misericórdia, o Sínodo da Família, a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, por exemplo. A Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, antes de iniciar a ornamentação das ruas começa o dia com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção de envio, às 06h30min, na igreja matriz, sendo que a missa ocorre às 10h.

Momento para a solidariedade

Algumas paróquias aproveitam a celebração para motivar doações a pessoas e entidades carentes. A Paróquia São José, em Criciúma, que nos últimos anos pedia a oferta de agasalhos e cobertores, neste ano solicita aos fiéis que contribuam com a doação de materiais de limpeza, uma vez que diversas entidades já se engajam na doação de roupas para enfrentar o inverno. A celebração inicia com a missa, às 15h, na Praça do Congresso. Em Meleiro, a Paróquia Nossa Senhora da Glória é outra a promover campanha em prol dos que mais precisam: a celebração inicia às 09h, com doação de agasalhos e de alimentos.

Solenidade coincide com dia da Padroeira em Caravaggio

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, que já celebra, desde o dia 20, a novena em preparação à 65ª Romaria em honra à Padroeira, vivenciará a solenidade de forma diferente. Em virtude da grande movimentação de romeiros no dia dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio, feriado municipal, não haverá a Procissão sobre os tapetes. Uma missa está marcada para às 09 horas, após a manhã de Adoração ao Santíssimo Sacramento e a acolhida da imagem que peregrinará pelas ruas do bairro.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

  • a581b858e5e9ddd431802fe0cf79455c
  • e08c66372c362fa8983366cf4467703a
  • 5f747092cbe97b89a261687fe5426a09
  • 231ffb6d81cea63e92ca558c0e821059
  • 944421bae4a5e4b3af64c4ea07b419e0