Entretenimento

Festa Nacional da Costela começa nesta quinta-feira, em Araranguá

Pelo menos seis estados brasileiros já confirmaram participação no evento, que terá como principais atrativos grandes nomes da música gaúcha e farta gastronomia.

Começa oficialmente nesta quinta-feira (11), a XIII edição da Festa Nacional da Costela, o tradicional Costelaço organizado pelo Caverá Country, em Araranguá. A expectativa da organização é que o evento arrecade público superior ao ano passado, quando, durante os quatro dias de realização, o Costelaço levou mais de 30 mil pessoas ao Parque de Rodeios do Caverá.

Para a edição deste ano, os principais atrativos são grandes nomes da música gaúcha como Tchê Barbaridade, Grupo Bailaço e Grupo Bem Gaúcho, a farta gastronomia campeira e uma extensa premiação em dinheiro para os competidores das provas de laço e campeira.

Já confirmaram presença no evento, competidores e participantes de pelo menos seis estados brasileiros. Além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até Mato Grosso do Sul já carimbaram passaporte para a festa que vai oferecer atividades para todos os gostos e públicos.

O evento vai reunir o que existe de melhor da gastronomia campeira, bailes, shows, rodeio, provas campeiras e ainda leilão de cavalos crioulos. A premiação para os participantes das atividades de laço campeiro é outro grande chamariz para a festa que promete ser recorde de público. 

O Costelaço vai entregar ao primeiro colocado no Laço Cavalos Crioulos, um carro zero km. “Estamos com toda a estrutura praticamente pronta e preparados para receber nossos visitantes. Aqui temos uma grande área de lazer para acolher quem busca curtir um programa em família, se divertir com segurança e conforto e ainda celebrar a tradição e a cultura gaúcha que merece ser comemorada. Nos preocupamos em oferecer até atrações e um almoço especial aos pais neste domingo, quando se comemora a data”, afirmou Eraldo Vieira, coordenador do evento.

Gastronomia em evidência

Saborear a autêntica costela bovina campeira é um dos desejos de consumo de quem vai até a Festa Nacional da Costela. Para tornar esse momento ainda mais especial, os cuidados com a qualidade de tudo que é oferecido, começam bem antes da carne ir para a churrasqueira. “Buscamos sempre a qualidade. Além de uma costela macia, gostosa e suculenta, teremos um cardápio típico da gastronomia campeira para acompanhar. O atendimento também será no estilo acolhedor do povo gaúcho”, explicou Maria Vieira, que comanda o Restaurante Caverá.

Almoço para os pais

No domingo (14), a programação será especial para os pais, com um almoço regado a costela e outras opções. O Restaurante Caverá atenderá junto ao Parque de Rodeios.

Programação

A programação oficial terá início na quinta-feira (11), com a tradicional Cavalgada que percorre as principais ruas da Cidade, espalhando o aroma inconfundível da Costela, carro-chefe da festa. Por onde passam, os cavalarianos são aplaudidos pelo público, que incentiva o trabalho de valorização da cultura gaúcha em solo catarinense.

Mantendo a tradição de casa cheia, os Bailes programados para esta edição devem lotar o salão de festas do Caverá Country. Na quinta-feira, o baile tem entrada gratuita e a animação fica por conta do Grupo Bem Gaúcho, que é famoso por seu ritmo que mistura vaneira universitária. Na sexta-feira, o fandango é por conta do Grupo Bailaço e, no sábado, tem o tão aguardado show do Grupo Tchê Barbaridade.

A 13ª edição do Costelaço terá ainda invernadas artísticas, tertúlia livre, prova de rédeas, torneio da vaca mecânica e a tradicional gineteada com os famosos Cavalos da Tropilha Praiana. “Nós teremos em Araranguá, os  melhores ginetes de todo Brasil. Eles estarão envolvidos nesta festa que celebra com orgulho a tradição campeira,” finalizou Eraldo.

Colaboração: Saulo Pithan / Comunicação Caverá Country Park

[soliloquy id=”188496″]