Esporte

Festival de Basquete movimenta crianças e jovens em Lauro Müller

Uma manhã inteirinha voltada para o basquetebol. Assim foi a manhã deste sábado (9) na comunidade de Barro Branco, em Lauro Müller. Dezenas de crianças, adolescentes e pais participaram do Festival de Basquete, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com a coordenação do psicólogo Rodrigo Kruel.

Todos que compareceram ao evento, que teve início às 9h, tiveram a oportunidade de jogar basquete, independente da idade. Times foram montados na hora e diversos jogos aconteceram.

Além da prática do esporte, quem compareceu pode participar também de um lanche com linguiça assada, pão e refrigerante.

A oficina de basquete é um projeto que iniciou em 2008 em Lauro Müller por meio do psicólogo Rodrigo Kruel e desde então a atividade vem se destacando no município e região, com a participação de equipes em competições regionais e estaduais.

A oficina ocorre exclusivamente no distrito de Barro Branco, por ser o único local do município que dispõe de uma quadra com tabelas de basquete. “Com a reforma do Ginásio de Esportes Nelson Righetto, que está em andamento, a quadra também contará com tabelas de basquete e a oficina poderá dar lugar a uma escolinha de basquete”, comenta Kruel.

Para o psicólogo, o projeto de basquete vai além da prática do esporte. “Por meio desta atividade estamos conseguindo mudar maus hábitos, tanto das crianças que frequentam a oficina, quanto de seus pais. E o mais importante é que está havendo o fortalecimento do vínculo familiar. Nesses seis anos de projeto tivemos tantas conquistas, que as vezes até eu mesmo nem acredito”, destaca Rodrigo, acrescentando que o jovem André Medeiros, 18 anos de idade, que passou pela oficina, conseguiu uma bolsa, hoje cursa Educação Física no Unibave e é estagiário no projeto contratado pela prefeitura.

Segundo lugar no Jesc

A equipe sub 17 de basquetebol do município de Lauro Müller conquistou o segundo lugar na fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, realizado durante esta semana em Criciúma. A equipe lauromüllense foi derrotada no jogo final pelo Colégio Marista de Criciúma, pelo placar de 31 a 16.

A equipe é formada por atletas do Barro Branco, que integram o projeto sócio-educativo do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

“Apesar da derrota, consideramos o resultado bastante positivo, pois de todos os municípios da região ficamos em segundo lugar. Isso é fruto do trabalho que vem sendo realizado e da força de vontade de nossos atletas que tem se empenhado muito”, pontua Kruel.

[soliloquy id=”80303″]