Esporte

Festival de Paramotor é atração do Viva Serra em Urubici

Os olhos de moradores e visitantes de Urubici estavam voltados para o céu durante o último fim de semana. De sexta até domingo (8 a 10/11) ocorreu na cidade o Festival de Paramotor, um dos eventos do Viva Serra. Outras atrações foram a exibição de falcoaria, a reunião Nacional da Confederação de Paramotor e a realização do concurso fotográfico Roseli Vieira.

Pilotos de diversos lugares do país encontraram-se em Urubici para praticar o esporte. Alguns aproveitaram as boas condições do tempo para conhecer as cidades da região do alto. Três pilotos de Cascavel (PR) e um do Rio de Janeiro percorreram 60 km por entre os vales da Serra Catarinense, em um voo de ida e volta até Rio Rufino. Outros aproveitaram para conhecer os pontos turísticos de Urubici, como a Morro da Igreja, por outro ângulo.

O paranaense Claudionor Andreolla, o Caco, conta que voar em Urubici é uma experiência nova. “Geralmente voo em locais de menor altitude. Em Urubici, como a densidade do ar é menor, a vela voa com mais velocidade”, descreve.

O paramotor é considerado uma adaptação do parapente. A diferença entre os dois é o motor adaptado, usado somente para dar propulsão na decolagem e para chegar a locais mais difíceis. O uso no pouso é dispensável. O equipamento permite a decolagem de qualquer local plano, independente de altitude e condições de vento.

Caco optou pelo esporte justamente pela facilidade. “Em Cascavel não há um local para a prática do voo livre. O motor supriu essa vontade de voar”, comenta.

Mais de 50 pilotos participaram do Festival de Paramotor. Alguns estão habituados a competir, enquanto outros voam pela satisfação. “Todos são amantes do esporte”, reforça Ricardo Maciel (Caju), um dos organizadores do evento.

Falcoaria

Outra das atrações do Festival de Paramotor foi a águia Maya. A ave, de cauda branca, portou-se de forma mansa e simpática. O treinador é o falcoeiro e piloto Michel Velem, de Pomerode. A falcoaria é muito comum na Europa.

Concurso fotográfico

Este ano, o Festival de Paramotor teve também a realização do concurso fotográfico "Roseli Vieira". Inscreveram-se no concurso os pilotos que registraram do alto as belas paisagens da região. Eles participaram em duplas. Os autores das melhores fotografias receberam como prêmios troféus e medalhas. E todas as fotografias inscritas no concurso foram doadas à prefeitura de Urubici.

O Viva Serra segue até o final de novembro com atrações culturais, gastronômicas e esportivas na cidade de Lages. A realização é do Governo do Estado de Santa Catarina com intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages.

Resultado concurso fotográfico “Roseli Vieira”

1º lugar: Claudionor F. Andreolla e Victor Carvalho
2º lugar: Miguel Eusébio da Silva e Senderson Laurido
3º lugar: Victor Carvalho e Ricardo A. Maciel
4º lugar: João Batista Eusébio da Silva e Silvano Eusébio da Silva

Colaboração: Diane Ziemann/Puel Assessoria de Imprensa
 

[soliloquy id=”46494″]