Geral

Festival Nacional de Teatro Revirado segue com apresentações em cidades da região

O Festival comemora os 20 anos do Grupo Cirquinho do Revirado. Neste domingo, Nova Veneza recebeu as atrações.

Festival Nacional de Teatro Revirado segue com apresentações em cidades da região

Foto: Divulgação

O Festival Nacional de Teatro Revirado, que envolve dez municípios da região Sul de Santa Catarina e comemora os 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, iniciou nesse sábado (16) e seguirá até o próximo sábado (23). No segundo dia de festival, as atrações chegaram a Nova Veneza, com os espetáculos “Um sorriso vale mais que mil palavras”, do Grupo Variedade Escênicas, de Bueno Aires, Argentina, e “Dona Bilica naquele tempo”, do grupo Cia Pé de Vento, de Florianópolis.

A chuva mudou um pouco o planejamento da organização, que precisou cancelar o espetáculo “PatoLogias”, do Grupo Pato Mojado de Rosário, Argentina, que seria apresentado no Condomínio Dona Ema, em Içara. Em compensação, um improviso acabou levando o espetáculo da tarde em Nova Veneza para dentro de uns dos restaurantes da Praça do Gondola. “Um sorriso vale mais que mil palavras” foi visto por um público faminto por teatro. Antes do inicio do espetáculo, ainda na praça, iniciou a chuva. Uma das proprietárias de um restaurante sugeriu realizar na parte interna do estabelecimento. Em poucos minutos, todo material foi recolhido da praça e um novo palco foi “erguido”, em uma atração emocionante.

Festival Nacional de Teatro Revirado segue com apresentações em cidades da região

Foto: Divulgação

“Estar fazendo parte de um projeto como esse, que leva para região, é motivo das emoções mais profundas, dos elogios mais rasgados que alguém pudesse fazer”, comentou o ator Luiz Carlos Vasconcelos. Ele ainda comentou que é necessário dar continuidade. “É necessário definir uma periodicidade, já que é a continuidade que faz a coisa. A gente vê a necessidade de espetáculos que vão pra rua. Onde quem passa assista. É necessária essa sensibilidade dos prefeitos para que de continuidade a isso e meu voto é de vida longa ao Festival Nacional de Teatro”, arrematou em discurso feito aos presentes.

O festival segue a programação com 48 apresentações, de 20 grupos de teatro dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado com a apresentação do festival é da Fundação Municipal de Cultura e Esporte da Içara, patrocínio da UNESC, RAC Saneamento e a Cooperja.

Toda a programação do festival é gratuita, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.

Em Içara, contará com atrações todos os dias e a UNESC receberá apresentações de segunda a sexta (18 até 22), além de uma oficina de Treinamento Acrobático e uma mesa de debate com o tema: “A comicidade na cena”, com atores Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu – Ator que trabalhou em novelas da Globo e interpretou Dráuzio Varela em Carandiru) Marcelo Pena (que trabalhou no Circo de Soleil) e o Palhaço Biriba.

Revirada Cultural

Serão oito dias de evento, sendo que no último acontece a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterrupta. As atrações iniciam às 10 horas, na Praça da Juventude em Içara. Depois, às 21 horas, o evento continua no Colher de Chá, também em Içara. Na programação da revirada está incluído feiras, oficinas de perna de pau, de argila, pintura, escultura, muita música, dança, e é claro, teatro.

Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação Festival Nacional de Teatro Revirado

Notícias Relacionadas

“Qual Vai Ser?” mobiliza jovens para a reflexão sobre escolhas

Unesc firma parceria com Cirquinho do Revirado

Assinatura do convênio ocorreu na tarde desta terça-feira.

Natal Luz Cerbranorte encerra com grande participação do público em Braço do Norte

O grande final foi o sorteio de mais de 57 prêmios, marcando o 57º Natal da Cerbranorte.

Festival Nacional de Teatro Revirado encanta e diverte público da V Cocalfest