Economia

FGTS: pagamento para tubaronenses atingidos pelo vendaval deve ocorrer até dezembro

Foto: Divulgação / CDL

Foto: Divulgação / CDL

Os tubaronenses atingidos pelo vendaval do dia 16 de outubro que ainda não procederam com o cadastro de danos, disponível no site da prefeitura e indispensável para o recebimento dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, têm no máximo até quinta-feira para fazê-lo.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, que teve representantes na reunião realizada ontem que debateu o tema, a prefeitura deve encerrar no máximo até quinta-feira o cadastramento via site e na Defesa Civil. 

O cadastro pode ser feito na secretaria de Proteção e Defesa Civil, mas a orientação, para agilizar o processo, é que se faça pela internet, através de formulário disponível no site da prefeitura. 

Após a finalização do cadastramento, os dados serão repassados à Caixa Econômica Federal e então se dará início aos procedimentos para a liberação do FGTS. Até sexta-feira passada estavam registrados quase 8 mil cadastramentos na Defesa Civil. 

Segundo o gerente geral da Caixa, Bruno Piva Búrigo, a liberação do FGTS somente será feita para os listados no cadastro que a Defesa Civil repassar para a instituição. 

O secretário de Gestão da prefeitura, Ricardo Alves, fez um relato do andamento dos procedimentos dizendo que tudo está bem agilizado e que, com o término do cadastramento e com a validação pela Caixa, se inicia imediatamente a liberação do fundo. 

Assim que a prefeitura repassar o cadastro para a Caixa, deve ser iniciado o processo de validação, que será feito por data de nascimento. Espera-se que este procedimento seja finalizado em 15 dias. Assim que o cadastro é validado pela Caixa, o pagamento do benefício deve ocorrer em até dez dias. 

A Caixa procura, junto com a prefeitura, um local para efetuar a validação dos cadastros, que é feita pessoalmente pelos solicitantes do benefício.

Detalhes

Se o titular tiver mais de uma conta ativa do FGTS ele poderá sacar das duas e todos que residam na mesma residência e que tenham o FGTS direito ao saque. O valor do saque é de até R$ 6.220,00, mas a retirada fica restrita ao valor constante na conta de cada pessoa. Se o trabalhador tiver apenas R$ 1.000,00 na conta, o cadastrado não poderá sacar além deste valor. O presidente da CDL de Tubarão, Luciano Menezes, reforçou que a liberação do FGTS antes do Natal é vital para o comércio, que passa por um momento de queda.

Com informações do Jornal Diário do Sul