Reflexão

Fieis celebram Dia de Santa Bárbara em Lauro Müller

Igreja do distrito de Barro Branco ficou lotada na manhã desta terça-feira (04). Santa Luzia também é homenageada na semana que abre a 86ª edição da tradicional festa.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Uma santa missa marcou a abertura das festividades em honra a Santa Bárbara na manhã desta terça-feira (04), em Lauro Müller. Celebrar a padroeira dos Mineiros e Santa Luzia, protetora dos olhos, é tradição no distrito do Barro Branco e chega a sua 86ª edição. A missa foi realizada pelo vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Padre Valmor Böeger e o reitor do Santuário Diocesano, Padre Antônio Vander e cantada pelo Coral Infanto-Juvenil Anjos Mineiros.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A celebração contou com a participação de mineiros da Carbonífera Catarinense, que trouxeram a imagem da santa e demais objetivos simbolizando o trabalho e o pedido de proteção à padroeira. “Temos um jeito de reagir quando olhamos para uma pessoa. Nas devemos olhar com admiração porque elas trilharam um bom caminho e nos mostraram bons exemplos. Seguimos o exemplo de alguém que é bom. Celebrar Santa Bárbara é lembrar da vitória de Deus sobre o pecado”, lembra Vander.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“Os mineiros tem um carinho muito especial por Santa Bárbara e na hora de baixar a mina eles seguem em segurança e na fé. A história do carvão nacional iniciou aqui e é muito importante para a cidade essa devoção À Santa que também tem uma história de luta e fé”, comenta o Padre Böeger.

Logo após a celebração, os fieis foram recepcionados no salão da comunidade para um almoço festivo. A programação religiosa e festiva continua ao longo da semana, inclusive com novenas, antecipando as transladações das imagens e as santas missas no final de semana.

E um dos momentos mais marcantes da festividade é a tradicional transladação da noite de sábado (08). Conforme o coordenador da comissão religiosa da festa, André Kulkamp Pereira, as imagens das santas serão trazidas pelos mineiros, partindo das duas minas na cidade.

“Para a cidade e a comunidade é muito importante este momento pela grande devoção. As missas de sábado de domingo serão celebradas pelos padres Valdemir De Bona, o Miro, Pedro Paulo Custódio e Valmor Böeger. A imagem de Santa Luzia saíra em transladação da Mina G, da Carbonífera Catarinense e a de Santa Barbara, da mina da Carbonífera Belluno, localizada na comunidade da Rocinha. Ambas se deslocarão a partir das 19h30min. Na igreja do Barro Branco, serão recepcionadas pelos fieis e pela Banda Santa Bárbara, além do show pirotécnico Já no domingo, a celebração inicia às 10 horas”, afirma.

Veja mais fotos

[soliloquy id="309236"]

Veja vídeo

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.