Geral

“Filas na saúde às 4h da madrugada não vão mais existir”, diz secretária

Sistema de agenda organizada será operacionalizado para acabar com as filas

Foto: Álvaro Dalmagro/Secom-PMCB

Foto: Álvaro Dalmagro/Secom-PMCB

Um dos aspectos mais condenáveis pelos cidadãos quando o assunto é saúde pública é a necessidade de, muitas vezes, ter que enfrentar períodos de espera para garantir uma senha de atendimento, em filas que muitas vezes começam a se formar de madrugada, ou até mesmo na noite anterior ao dia de liberação das senhas para atendimentos de saúde.

A secretária de Saúde de Capivari de Baixo, Inês Eulália dos Reis Machado assegura que essas situações em breve não vão mais ocorrer no município. “A partir da semana que vem vamos iniciar a operacionalizar um sistema de agenda organizada onde as consultas e atendimentos serão marcados em qualquer unidade de saúde do município, das 7h às 16h. Isso vai acabar com a necessidade de a pessoa ter que fazer o esforço desumano que vinha sendo feito até agora”, adiantou.

A declaração foi feita hoje (8) em duas ocasiões: em entrevista à jornalista Vera Mendonça, da Rádio Bandeirantes AM, de Tubarão, durante o programa Bom Dia Bandeirantes e em entrevista concedida à jornalista Manuela Prá, da Unisul TV, na própria Unidade de Pronto Atendimento do município, ambas no período da manhã. “É notório e de conhecimento de todos que o prefeito Moacir Rabelo tem pelo setor de saúde uma atenção especial e uma preocupação muito grande. A questão das filas é apenas uma de uma série de ações que faremos para interromper esse período de descaso com que foi tratada a área da saúde de Capivari de Baixo e retomar um atendimento digno às pessoas, à altura do que elas merecem e precisam”, advertiu Inês.

Além de Inês, as médicas Priscila Agostini e Ana Carolina Mendes Joaquim, duas das dez médicas(os) que estão com salários atrasados desde 15 de novembro de 2012. As médicas reclamaram da falta de consideração e respeito com que foram tratadas pelos ex-gestores, não só pelo atraso em seus salários, mas por outros aspectos, como a negativa dos ex-gestores até mesmo em atender a telefonemas do grupo de funcionários.

Na Rádio Bandeirantes Inês esteve acompanhada também da coordenadora do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), Rosa Alves, que falou sobre os programas de saúde interrompidos nos últimos tempos e que precisam ser retomados com urgência.

Obras

Às 7h30 quem encarou o microfone foi o secretário de Obras e Viação, Sebastião da Rocha Costa, o vice-prefeito Tião da Telha. Ele foi o convidado do apresentador do programa Primeira Edição da emissora, Antônio Rodrigues. Tião falou das ações emergenciais que pretende estabelecer em sua secretaria à medida que a administração municipal conseguir recuperar as máquinas e equipamentos sucateados ou inutilizados que foram entregues à atual gestão em 1º de janeiro, ou comprar novos, caso seja possível. O secretário de Comunicação Isac Alborghetti acompanhou o secretário de Obras, mas não participou da entrevista, ao vivo.

Colaboração: Secretaria de Comunicação – Secom PMCB