Educação

Filhos são para sempre

A preservação de tão valioso capital depende da maneira como conduzimos nossas ações, atitudes e cuidados, com essa grande dádiva divina.

Divulgação

Nossos filhos são nosso maior patrimônio. A preservação de tão valioso capital depende da maneira como conduzimos nossas ações, atitudes e cuidados, com essa grande dádiva divina. Nosso compromisso com eles, e com Deus, vai muito além da assistência material, porque eles representam a continuidade de nossas vidas, uma vez que prosseguirão escrevendo a história que aqui começamos.

Costumo dizer que gerar e dar à luz um filho não é nada difícil, aliás é prazeroso demais… O nosso grande desafio começa com o nascimento, porque a partir daí assumimos a função, até então desempenhada pelo útero. Nosso compromisso é proteger, cuidar, alimentar propiciando um desenvolvimento saudável, físico e psicológico, até a hora em que ele partirá na busca de novos horizontes, a exemplo de um navio que deixa o porto para transpor mares. No entanto, para chegarmos até aqui muitos sacrifícios, lutas, empenho, cuidados, comprometimento, responsabilidade, mas acima de tudo muito amor, serão necessários para que nossa construção seja dotada de estrutura sólida possibilitando o enfrentamento, tanto das águas mansas quanto das tempestades que poderão surgir no decorrer da vida.

Educar um filho vai muito além de atender suas necessidades materiais. Isso o dinheiro compra… O grande dilema é a formação do caráter frente a uma sociedade tão conturbada e desprovida de valores. Nos primeiros anos de vida, os mais importantes na formação do caráter, temos nas mãos a grande chance de plantar as melhores sementes. Nesse momento a família não deve poupar esforços para ser presença constante na vida dos pequenos e neles imprimir as melhores marcas que os seguirão pelo resto da vida. A primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos, é determinante na formação da criança. É nesta fase que se inicia uma série de comportamentos e interações com o ambiente ao redor dela. Estímulos aqui recebidos acompanharão a criança para sempre. Só depende da determinação e dedicação dos pais. Não é tão difícil…

Na adolescência, a fase da vida em que o jovem busca redefinir e fortalecer suas opiniões e seus padrões de comportamentos apreendidos na infância, começa a fase mais difícil, tanto pra eles quanto para nós pais. É uma etapa da vida em que precisamos redobrar esforços para que as lições apreendidas na infância não se desfaçam diante das tentações do mundo lá fora. Agora nossos filhos estarão um pouco mais distantes do que nossa visão pode alcançar. Não podemos mantê-los sob nossas “asas” a vida toda, mas devemos manter vigilância permanente, pois qualquer descuido implica em risco. São inúmeras as atitudes que podem auxiliar os pais nesta etapa da vida. Um grande passo, talvez o maior, é os pais saberem quem são os amigos dos seus filhos. Saber com quem seus filhos andam pode evitar serias preocupações. Uma má companhia pode alterar o padrão da personalidade de um jovem. Mas, falaremos desse assunto na próxima semana.

Lembrando: filhos são para sempre; é um caminho sem volta… Por isso, devem ser pensados, estudados e amados eternamente.

Notícias Relacionadas

Mãe pede medida protetiva após filho agredir família em Braço do Norte

O filho agrediu a irmã de 9 anos e quebrou objetos em casa

UniCesumar: melhor EAD do Brasil oferece cursos com desconto por tempo limitado em Orleans

São mais de 50 opções em cursos de graduação e pós-graduação, todos aprovados pelo MEC. Entre os mais procurados estão pedagogia, agronegócio e contabilidade.

Secretaria de Estado da Educação assina acordo de compartilhamento de dados públicos com o TCE-SC

As assinaturas foram colhidas na abertura do Fórum TCE Educação, em Florianópolis. O evento recebeu cerca de 500 gestores públicos ligados à área de educação

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.