Norte

Filhote de baleia é encontrado morto em Balneário Barra do Sul

Equipe técnica realizou necropsia na manhã desta segunda-feira (21)

Divulgação

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto na praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul. Ele foi localizado na praia na tarde do último domingo (20) durante o monitoramento regular do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS), realizado pela Univille.

Foi a segunda ocorrência de uma baleia-jubarte morta no Litoral Norte de SC em junho. O primeiro caso aconteceu em Itapoá no último dia 7.

Como a maré estava alta, os profissionais da equipe do PMP-BS precisaram aguardar para realizar o trabalho de campo em segurança. Eles fizeram o registro fotográfico, biometria e análise extrena do filhote. Algumas amostras foram coletadas, como pele, músculo e gordura.

A avaliação veterinária e o procedimento de necropsia, assim como o recolhimento da carcaça, foram realizados na manhã desta segunda-feira (21) por causa da maré e indisponibilidade de maquinário da prefeitura, de acordo com a PMP-BS.

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Sul e equipes dos Bombeiros Militar e Voluntários auxiliaram no monitoramento do animal durante o período noturno, além de dar apoio na logística operacional até o trabalho desta segunda-feira.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

PF prende em Araranguá falsificador de cédulas foragido há 5 anos

O homem de 54 anos foi preso quando viajava de carro para o Rio Grande do Sul; polícia apreendeu R$ 23 mil que estavam no veículo.

Previdência: os capítulos finais da reforma em Santa Catarina

Comissões Técnicas recebem nesta terça-feira (3) votos vista dos deputados que desejam mudanças no relatório preliminar.

SC amanhece com temperatura abaixo de -4ºC e geada

Temperatura mais baixa no amanhecer foi de -4,24ºC em Urupema.

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Araranguá

Trio foi abordado em um carro e um homem confessou o assassinato; duas armas foram apreendidas.