Geral

Filhote de baleia franca é encontrado morto na Barra de Ibiraquera em Imbituba

O mamífero, que não chega a medir cinco metros de comprimento, foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (20).

Foto: Divulgação

Um filhote de baleia da espécie Franca, apareceu morto na beira da praia da Barra de Ibiraquera, em Imbituba. O mamífero, que não chega a medir cinco metros de comprimento, foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (20). O animal não apresentava ferimentos no corpo e nem estava em estado de decomposição.

Técnicos do Instituto Australis, do Instituto Chico Mendes – ICMBIOS de Proteção Ambiental e da Secretária do Meio Ambiente – SEMA de Imbituba passaram à tarde no local, avaliando as possíveis causas da morte da Baleia Franca.

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca também estiveram na Praia da Barra de Ibiraquera para auxiliar na retirada do mamífero. O animal foi levado para a necropsia na sede da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Laguna.

“Era um mamífero bem novinho. Provavelmente deve ter morrido de ontem para hoje. Há quem diga que veio a óbito por ter encalhado na praia, mas isso, por enquanto, é mera suposição. O certo é que, visualmente, o animal não tinha ferimentos aparentes. Agora, os técnicos da UDESC e dos institutos – Australis e ICMBIOS que auxiliaram no trabalho de remoção, devem analisar o caso minuciosamente, para descobrir as causas da morte do filhote de Baleia Franca”, informou o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Evaldo Espezim.

Colaboração: Rodrigo Speck

Notícias Relacionadas

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC

Baleias-francas antecipam a temporada 2018 de avistagens

Chegada dos mamíferos é mais uma celebração para o Porto de Imbituba, que neste ano completa uma década de monitoramento aéreo e terrestre das baleias-francas.

Sobrevoo registra 21 baleias-francas na região Sul de Santa Catarina

Avistagens ocorreram durante último censo aéreo da temporada 2018 do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba.