Geral

Filhote de Baleia Franca é visto com artefato de pesca preso ao corpo em Imbituba

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Imbituba

As imagens de um filhote de baleia, possivelmente, da espécie Franca, foram divulgadas na internet neste fim de semana. Pelas fotos, o mamífero aparece com uma rede de pesca presa ao corpo. O caso ocorreu na Praia da Ribanceira. Depois que o assunto ganhou repercussão nas redes sociais, logo chamou a atenção das autoridades ambientais do município.

Em comunicado expedido na tarde deste domingo (15), o Secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, disse que já entrou em contato com a Área de Proteção Ambiental – APA da Baleia Franca para solucionar os problemas relacionados às redes de pesca no litoral do município.

Segundo a bióloga Karina Groch, especialista na preservação da espécie, em situações como esta, a principal providência é verificar se a rede foi instalada em local correto. Se não foi, a decisão seguinte será informar a APA e a Polícia Ambiental, para que seja feita a fiscalização.

“É importante também observar o comportamento dos animais, para ver ser eles, realmente, ficaram presos ou se passaram pelo local e, apenas, arrebentaram a rede. Isso é comum acontecer. O pedaço de rede fica preso nas calosidades do mamífero e, depois, vai caindo sem maiores problemas”, informou a bióloga.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.

Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, é o primeiro encalhe desta espécie na região neste ano.

Toninha é encontrada mutilada em praia de Imbituba

Pesquisadores suspeitam que animal tenha sido cortado após ficar preso em rede de pesca.

Monitoramento aéreo registra 36 baleias-francas no litoral de SC