Com surfe progressivo, Filipinho domina Finals e mantém hegemonia do Brasil, que soma agora sete títulos mundiais em nove anos. Caroline Marks bate Carissa Moore e vence entre mulheres

Filipe Toledo em ação no Finals — Foto: Divulgação
Filipe Toledo é bicampeão mundial. Filipinho venceu o australiano Ethan Ewing no Finals para conquistar o sétimo título do Brasil na WSL. A decisão da temporada 2023 foi realizada neste sábado, em Trestles, na Califórnia. Com este resultado, Toledo se torna o segundo brasileiro na história a somar mais de um título mundial. Antes, apenas Gabriel Medina, tricampeão, detinha o feito.
Segunda casa
Morador de Trestles há quase dez anos, Filipe Toledo surfou como se estivesse em casa. Com a presença da família e de muitos torcedores brasileiros na praia, ele foi preciso e teve muita maturidade para conquistar o título. Depois de esperar a definição de seu adversário na decisão, Filipinho entrou na água e logo mostrou seu repertório para Ethan Ewing.
O confronto da final colocou frente a frente dois estilos de surfe muito diferentes. Enquanto Ethan manteve a linha de borda com rasgadas muito fortes, colocando muita radicalidade no lipe, Filipe trouxe para o jogo o modo brasileiro moderno de surfar. Toledo combinou a linha progressiva com os aéreos, colocando pressão no julgamento dos juízes.
Títulos do Brasil
2014 – Gabriel Medina
2015 – Adriano de Souza
2018 – Gabriel Medina
2019 – Italo Ferreira
2021 – Gabriel Medina
2022 – Filipe Toledo
2023 – Filipe Toledo
Caroline Marks supera Carissa Moore e é campeã no feminino
A pentacampeã mundial Carissa Moore mais uma vez não defendeu com êxito sua supremacia no Finals da WSL. Após ser derrotada na decisão em 2022 pela australiana Stephanie Gilmore, a havaiana passou pelo mesmo pesadelo em 2023. Líder absoluta da temporada regular, Moore não conseguiu encontrar boas ondas em Trestles e se adaptar ao formato do Finals. Melhor para Caroline Marks.
Final feminina
Caroline Marks (EUA) 17.10 x 14.97 Carissa Moore (HAV)
Caroline Marks (EUA) 14.60 x 13.53 Carissa Moore (HAV)
Com informações GE