Cultura

Filme mostra mistérios em lindos cenários de Laguna e Jaguaruna

Foto: Reprodução/Luciano Burin/Divulgação/Notisul

Foto: Reprodução/Luciano Burin/Divulgação/Notisul

Na busca de evidenciar, de forma artística e informativa, a íntima relação entre o Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Pedra do Campo Bom (Laje da Jagua), em Jaguaruna, está em fase de produção – em um cronograma de filmagens em 2014 com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano – o filme ‘A Pedra e o Farol’.

O resgate dos muitos fatos históricos que cercam estes dois locais, intimamente ligados em sua existência, permite traçar um panorama sobre o desenvolvimento da região das duas cidades, que reúne paisagens litorâneas de beleza singular no território brasileiro. Conforme o diretor Luciano Burin, o documentário é aprovado pela captação de patrocínios via Lei Rouanet. “A produção do filme tem o apoio da empresa GAM e do Farol Shopping, em Tubarão, e busca novos patrocínios de empresas da região que ajudem a garantir a finalização do filme com a alta qualidade desejada”, explica.

A Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina com aproximadamente dois quilômetros de extensão e a 5,3 quilômetros da costa, em frente à praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna. Uma parede de pedra das profundezas do oceano. Uma armadilha fatal para as embarcações em um local de ventos fortes e intensos. Neste cenário inóspito, o socorro vinha da luz do imponente Farol de Santa Marta, construído em 1890 para proteger os marinheiros do traiçoeiro trecho do mar aberto do litoral sul.

Dados técnicos

‘A Pedra e o Farol’ é um projeto da SCULT Filmes. O documentário é um média-metragem de 52 minutos, com captação e finalização em HD (high definition), legendas em português e inglês, e uma tiragem de duas mil cópias em DVD. Outras informações por meio do email lucianoburin@gmail.com e do site www.apedraeofarol.blogspot.com.

Com informações do jornal Notisul