Geral

Fim da greve dos professores é discutido

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Uma reunião entre o governo do estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC) foi realizada ontem para negociar garantias para o fim da greve dos professores que já dura 50 dias. 

Após algumas horas, as discussões se encerraram  sem um acordo decisivo. O sindicato exige dois pontos principais: a anistia das faltas dos professores desde 2012, já que o decreto 3593/2010 prevê que faltas não permitem a progressão na carreira do magistério, e a alteração do decreto.

Os representantes do governo disseram que até aceitam cancelar as faltas relacionadas à greve de 2012 e as demais poderiam ser discutidas em mesas de negociação posteriormente. Com relação ao decreto, os gestores da secretaria de educação aceitam rever o documento e discuti-lo nas próximas reuniões. Uma proposta oficial do governo deve ser encaminhada ao Sinte hoje.

O secretário de educação, Eduardo Deschamps, esteve na reunião por algumas horas, mas saiu antes do fim. Segundo o jornal Notisul, ele enfatiza que o governo está cedendo em alguns pontos para fornecer garantias aos professores. 

O Sinte/SC agendou assembleia estadual para amanhã.