Reflexão

Fim de semana marcado por programação especial na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

No sábado (28), foi realizada dedicação da igreja e, no domingo (29), Caravana da Vida.

Foto: Divulgação / Comunicação Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Este fim de semana foi especial para os devotos da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens. No sábado (28), a Igreja Matriz, localizada no Centro da cidade foi dedicada pelas mãos do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach. A solenidade contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas.

O rito de dedicação se dá com a unção do altar e das paredes com o Oléo do Crisma, desta forma não permitindo que haja futuramente mudanças na estrutura das paredes da igreja e do altar. “Este é um ano importante para a paróquia que completa seus 170 anos. A celebração que vivenciamos é única e especial. Ao dedicarmos o altar, consagramos o coração da celebração eucarística, onde acontece o sacrifício, além disto, ungimos as paredes, que de forma simbólica abraçam o povo de Deus”.

Na celebração, além de ungir o altar e as paredes, é incensada a igreja e é feita a iluminação, na qual são acesas 12 velas anexadas nas paredes e que anualmente deverão ser acesas para comemorar o aniversário de dedicação.

Segundo o pároco, o ano de 2018 vem trazendo diversas alegrias para a paróquia. “Além de todos os outros momento bonitos que estamos vivenciando, a dedicação é outra grande celebração. Antes de sermos elevados a Santuário Diocesano, era preciso que fosse realizado o rito. Agora oficialmente a igreja da paróquia mais antiga da diocese foi dedicada”.

Após a dedicação, aconteceu no Centro de Pastoral o primeiro jantar dançante organizado pelos festeiros da festa da padroeira.

Araranguá recebe Caravana da Vida

Foto: Divulgação / Comunicação Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Durante este domingo (29), a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em parceria com diversas instituições realizou a primeira edição da Caravana da Vida. A ação faz parte da programação da festa dos 170 anos da Igreja.

Das 9h às 15h, foram oferecidos serviços de forma gratuita, como atendimento jurídico, psicológico, serviços de beleza e palestras. A Caravana da Vida é idealizada pelo Frei Rinaldo Stecanela e já visitou mais de mil cidades. Em Araranguá os atendimentos aconteceram antes da missa da saúde presidida pelo religioso.

Ao findar da ação social, na missa, Frei Rinaldo destacou a importância da ação. “É preciso que a igreja promova a saúde do corpo e da alma para seus fiéis. Com certeza a Caravana da Vida une tudo isto”.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, padre Alírio Leandro, agradeceu a participação de todos os envolvidos. “Com o apoio de diversas instituições e pessoas, oferecemos algo diferente para os devotos de nossa padroeira. Nosso povo é grato pelo empenho daqueles que em um domingo vieram partilhar de seus dons”.

De acordo com Padre Alírio, a participação foi intensa. “Durante todo o dia milhares de pessoas buscaram os atendimentos, atingimos nosso objetivo, o evento foi um sucesso”.

Colaboração: Comunicação / Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens 

  • IMG_0016
  • IMG_0017
  • IMG_0018
  • IMG_0019
  • IMG_0020

Notícias Relacionadas

Cidade Mineira celebra Nossa Senhora de Fátima

Programação da festividade terá duração de uma semana.

Igreja dedicada à Mãe dos Homens apresenta proposta de elevação a santuário diocesano

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Tarde de Louvor irá comemorar 8 anos do Grupo Face de Cristo, em Lauro Müller