Clima

Fim de semana será de chuva intensa e alerta para alagamentos em SC

Defesa Civil alertou para riscos de ocorrências associada às chuvas. Veja a previsão

Foto: Lucas Amorelli, DC

Uma frente fria passa por Santa Catarina neste final de semana, aumentando as instabilidades no tempo. No sábado (9), as temperaturas vão ficar mais altas e o ar abafado e a chuva devem começar já na madrugada, de forma intensa, principalmente em áreas costeiras, do Vale do Itajaí até a Grande Florianópolis.

A combinação de calor, associada à umidade da frente fria, resultará em temporais e chuva volumosa até domingo (10), com risco de alagamentos e destelhamentos.

Veja a previsão para o final de semana

Sábado (9)

No sábado, o dia começa com muitas nuvens no centro e leste do Estado, acompanhada de chuva intensa no litoral, enquanto no Oeste o tempo melhora ao longo do dia com sol e variação de nuvens. À tarde, as temperaturas aumentam consideravelmente em todas as regiões. Esse aquecimento, combinado com a umidade e a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, cria condições para temporais.

Esses temporais podem vir acompanhados de eventual queda de granizo, raios, chuva intensa em curto período de tempo e rajadas intensas de vento. A Defesa Civil alerta para o risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos. Entre o Litoral Norte e Florianópolis, o risco fica entre alto e muito alto para alagamentos e enxurradas, e deslizamentos.

Os ventos podem chegar a ter rajadas com 50 km/h. As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 20°C nos planaltos e entre 20°C e 25°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 21°C e 25°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste, e entre 27°C e 34°C, em todo o Estado.

Domingo (10)

Na madrugada do domingo (10), a frente fria já se afasta de Santa Catarina, dando lugar a um sistema de alta pressão que passa a influenciar o tempo no Estado. No entanto, ainda é esperada chuva em algumas áreas do Norte. O dia começa com tempo nublado no litoral e com sol e variação de nuvens nas demais áreas.

Entre a tarde e a noite, são esperadas pancadas de chuva devido à combinação de calor e umidade, no Oeste, e à circulação marítima no Litoral. Rajadas de vento podem chegar a 60 km/h no litoral.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 19°C e 24°C no Extremo Oeste, no litoral e no Vale do Itajaí, e entre 12°C e 19°C nas outras regiões. À tarde, as máximas variam entre 26°C e 34°C em todo o Estado.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Criciúma pode pegar um gigante na terceira fase da Copa do Brasil

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis