Geral

Final de Ano em Laguna: lixo nas redes de esgoto exige monitoramento e limpezas permanentes

Diante do problema, que é recorrente durante o ano, a CASAN reforça dicas para uso adequado das redes de esgotos.

Divulgação

Com movimento de turistas comparável ao de Carnaval, a cidade de Laguna contou com a ação permanente de monitoramento e limpeza de suas redes de esgoto no período entre Natal e Ano Novo.

A quantidade de lixo encontrada no gradeamento das estações elevatórias e redes de esgoto, no entanto, mostra que ainda é preciso muito trabalho para entendimento sobre o adequado uso das redes de coleta.

“Ficamos assustados com a quantidade de lixo encontrado no sistema. Desde toalhas a brinquedos de praia, lenços umedecidos, plásticos e papel higiênico foram retirados das redes neste período de final de ano”, informa Alexandre José Priebe, chefe do Setor Operacional de Esgotos de Laguna.

“Trabalhamos dia e noite para um perfeito funcionando do sistema, mas precisamos também contar com a colaboração da população, para que essa quantidade de lixo não chegue às redes de esgoto”, complementa.

Diante do problema, que é recorrente durante o ano, a CASAN reforça dicas para uso adequado das redes de esgotos. São orientações que devem ser adotadas em todas as cidades em que a Companhia opera o Sistema Público de Esgotamento Sanitário.

Divulgação

Dicas sobre o uso adequado do Sistema Público de Esgotamento Sanitário

– Não descarte lixo (plásticos, cabelos, camisinhas, cotonetes, etc) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. O vaso sanitário não é lixeira.

– Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

– Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

– Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem, ou coloque devidamente embalados para coleta pela Companhia responsável pela coleta de lixo.

– Verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver excesso de material incrustado, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual (com auxílio de pequenas pás ou colher), mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.

– Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função do número de moradores (no caso de edifícios) e da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (em caso de lanchonetes e restaurantes).

– Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento das estações de tratamento, que são dimensionadas para receber exclusivamente esgoto.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

– Não retire a tampa dos Poços de Visitas da CASAN para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.

– Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, pois as raízes podem causar danos à rede.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil

Dia do Livro é comemorado por turminhas da Educação Infantil do Colégio Satc

Além do incentivo à leitura, data envolveu a linguagem, criatividade e o faz de conta

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF

Operação ocorre em mais dois estados além de Santa Catarina

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso