Clima

Final de Semana em SC terá retorno de calor intenso

Antônio Neto/NSC TV

O verão continua marcando presença de forma intensa em Santa Catarina. Após uma semana de altas temperaturas em todo o estado, seguida por chuvas na sexta-feira que amenizaram o calor, o fim de semana promete ser novamente marcado pelo calor intenso, com sol predominante em todas as regiões e temperaturas que podem atingir até 36°C. Confira a previsão detalhada para cada dia:

Sábado (13)

No sábado, a influência de uma área de alta pressão, indicando tempo seco, favorece condições de céu claro em grande parte do estado, com destaque para o predomínio de sol no Oeste. A exceção fica por conta das regiões entre o Meio-Oeste e o Litoral, onde pode ocorrer maior nebulosidade e chance de chuva fraca devido à circulação marítima.

A manhã de sábado inicia com temperaturas amenas, mas espera-se uma elevação ao longo do dia. Nas regiões dos Planaltos, Meio-Oeste, Grande Florianópolis serrana e Alto Vale, as mínimas variarão entre 10°C e 14°C. Nas demais áreas, os termômetros marcarão entre 16°C e 22°C, com os valores mais elevados concentrados no litoral.

No período da tarde, o calor se intensifica, com temperaturas variando entre 27°C e 34°C no Grande Oeste e entre 24°C e 29°C nas demais regiões. Em áreas de maior altitude, os valores podem ser ligeiramente inferiores. O vento sopra de forma fraca a moderada, predominando de sudeste a nordeste, com velocidades entre 30 e 50 km/h por todo o estado.

Domingo (14)

O domingo promete ser ainda mais quente. O dia inicia com predomínio de sol e tempo firme na maioria das áreas. Contudo, no final da tarde, as condições favorecem o aumento da nebulosidade e o desenvolvimento de pancadas típicas de verão durante a noite.

Essa mudança é atribuída à presença de uma área de baixa pressão no interior do continente, em conjunto com a aproximação de uma nova frente fria que percorre o litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

As temperaturas matinais variam entre 15°C e 19°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis serrana, enquanto nas demais áreas, a mínima varia de 19°C a 24°C. À tarde, o calor prevalece, com temperaturas próximas ou superiores a 30°C na maioria das regiões. Destaca-se o Litoral Sul e Extremo Oeste, que podem registrar temperaturas próximas ou até mesmo superiores a 34°C e 36°C.

Os ventos variam de noroeste no interior do estado a nordeste no litoral, com rajadas entre 35 e 50 km/h.

Informações retiradas do NSC Total para escrita deste texto

Notícias Relacionadas

Comentarista de arbitragem diz que pênalti de Barreto foi “bem marcado”

Tigre perde para o Flamengo por 2 a 1, em Brasília

Dupla suspeita de lavar dinheiro milionário é presa em casa de shows em SC

Durante a operação, foram apreendidos veículos, celulares e documentos

Final de semana em SC terá sol e temperaturas próximas aos 30ºC

Embora os dias sejam quentes, as noites e madrugadas serão frias, com temperaturas variando entre 4°C e 10°C