Esporte

FME de Criciúma promove inclusão social em um dia especial

Evento reunirá alunos especiais no ginásio com diversas atividades

Atividades esportivas, brincadeiras e muita integração vão envolver professores da Fundação Municipal de Esportes (FME), atletas e alunos das escolas de ensinos especiais em um dia bem diferente no ginásio de esportes Irmão Valmir Orsi, no próximo dia 19, das 9h ao meio dia.

A integração de crianças e jovens com necessidades especiais, atletas e professores é o objetivo principal da programação do evento. Uma das intenções do presidente é inserir a ação no calendário de atividades da Fundação.

Para ele, o evento que tem como objetivo criar uma união entre os dois grupos, servirá principalmente como uma aula de cidadania para os atletas que em sua grande maioria não convivem com esta realidade. “Convidamos as entidades para explicar a cada um deles como será o cronograma das atividades. Colocaremos os profissionais a disposição dos atletas”, informou.
 
Aproximadamente 170 crianças matriculadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Instituto Diomício Freitas e na Casa Guido estão confirmadas para o encontro. A iniciativa é bem interessante na avaliação da assistente social, Jane Silva Santos. “Nós ficamos muito honrados com o convite e estaremos presentes”, garantiu. A repercussão na APAE foi muito boa, conforme a diretora Maria Luciana. “Aceitamos de primeira quando chegou o convite”, disse ela.

Para a presidente do Instituto Diomício Freitas, Maria Inez Conti Victor, isso sim é inclusão social. “É fundamental que todos os jovens sejam atraídos para o nosso ambiente, que saibam conviver inseridos nesses locais. Isso é um exercício de cidadania e conhecimento”, pontuou a presidente.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma