Geral

FME desenvolve atividades paradesportivas em Criciúma

Objetivo é preparar atletas para os jogos estaduais previstos para ocorrer em setembro

Divulgação

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma desenvolve treinos voltados aos paratletas locais. O objetivo é promover a prática esportiva de maneira democrática e preparar os competidores para campeonatos estaduais. As próximas competições são os Jogos Escolares Paralímpicos e os Jogos Abertos Paralímpicos de Santa Catarina (Parajesc e Parajasc). Ambos estão previstos para setembro, porém sem cidade sede definida. Dentre algumas modalidades praticadas estão atletismo, bocha e xadrez.

“Além da abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, essa é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ela visa promover políticas de inclusão dessas pessoas, como método de combate à discriminação”, destacou o presidente da FME, Neto Uggioni. “É através do apoio e incentivo que eles podem se tornar grandes atletas. No momento estamos em preparo para próximas competições, e temos a intenção de em breve implantar núcleos de atividades voltadas para essa população”, concluiu.

“Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a qualidade de vida”, afirmou a coordenadora do paradesporto da FME, Solange Lima. “Para as pessoas com deficiência, praticar essas atividades pode representar muito mais que saúde, melhorando e desenvolvendo a autoestima, autovalorização e autoimagem”, ressaltou. Em parcerias público-privadas, a fundação ainda apoia atletas na natação e no tênis de mesa.

Cronograma de treinos

Interessados em participar podem entrar em contato com a coordenadora, que encaminhará mais informações, através do número (48) 9 9933-8385. Confira o cronograma dos treinos, com seus respectivos horários e locais:

Atletismo para pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual – 2ª,4ª e 6ª feira, às 8h e às 18h, na pista da Unesc

Bocha para pessoas com deficiência física ou visual – 3ª e 5ª feira, às 14h, na Cancha do Grêmio Recreativo Esportivo Operária Nova (Greon)

Bocha paralímpica para pessoas com paralisia cerebral – 5ª feira, às 14h, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi

Xadrez para pessoas com deficiência visual – 4ª feira, às 14h, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi

Notícias Relacionadas

Governador lança Programa Bolsa Estudante para combater a evasão escolar

O programa será instituído por Projeto de Lei (PL) que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

São Ludgero vacina contra Covid-19 adolescentes com 13 anos

Acontece na Sala de Vacinas, localizada na ESF Margem Esquerda.

Mulheres Artesãs da Coopercocal retomam atividades presenciais

As atividades iniciaram na última semana, com capacidade reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança.

CRAS de Orleans é invadido e tem TV, notebook, celular e caixas de som furtados

Quando chegou para trabalhar no local, servidora constatou que a janela estava aberta e que havia uma cadeira próxima a ela.