Geral

Focos de incêndio são registrados em municípios da região

Focos de incêndio também foram registrados em Lauro Müller, Araranguá e Criciúma

O forte calor e a umidade baixa trouxeram para a região mais focos de incêndio na tarde desta quarta-feira. Pelo menos quatro municípios acionaram os bombeiros militares em razão do fogo em vegetação. Além dos focos de incêndio em Lauro Müller, Araranguá e Criciúma, Morro da Fumaça registrou fogo numa área equivalente a quase quatro campos de futebol.

As labaredas, com mais de cinco metros de altura, chamaram atenção de quem trafegava pela Rodovia Genésio Mazon. Foram mais de duas horas de combate e dois caminhões tanques foram utilizados, além de batedores. Até uma retroescavadeira foi retirada do local.

O fogo começou depois do meio-dia, próximo ao centro da cidade, onde estão localizadas cerca de três empresas. Enquanto os bombeiros do município, com o apoio de Içara, foram acionados, os funcionários de uma empresa de automação, as margens da via, tentaram apagaram as chamas com o uso de extintores. “Tentamos conter, mas as chamas se alastram rápido demais”, disse Luciano Clarindo.

O incêndio foi controlado por volta das 15 horas e, segundo o cabo Achiles, há suspeita de que o fogo tenha iniciado após a queima de lixo ou tenho sido ateado, propositalmente, para limpar a área de vegetação.

Ocorrências

Enquanto o Corpo de Bombeiros de Orleans seguiu para conter focos de incêndio em vegetação em Lauro Muller, Araranguá foi acionada para atuar num terreno baldio no bairro Urusanguinha, nesta tarde. Em Criciúma a ocorrência segue da Rodovia Luiz Lazarin, no Rio Maina. Ontem, foi a vez de Içara registrar a mesma ocorrência na Lagoa do Jacaré a nas margens da SC-444, sem contar a vasta vegetação que ainda queima na região da Praia da Caçamba, no Arrio do Silva. Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, chances de chuvas estão previstas somente para o final de domingo e madrugada da próxima segunda.

Para evitar queimadas

Como não há previsão de chuvas, pelo menos até domingo, segundo meteorologistas, os bombeiros alertam para o perigo com os focos de incêndio em vegetações. “Quase todo dia temos ocorrência de queimadas. Enquanto o tempo permanecer quente, as pessoas devem evitar queimar o lixo próximo de residência, pois o fogo espalha rápido para a vegetação seca”, adianta o sargento Aroldo. Outra dica é evitar jogar pontas de cigarros em via pública. Manter terrenos baldios limpos próximos de casas também evita a propagação do fogo, em caso de incêndio.

[soliloquy id=”11192″]