Saúde

Força-tarefa combate o Aedes aegypti em Lauro Müller

Uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti tomou as ruas do Distrito de Guatá, na manhã deste sábado (20). A ação faz parte de uma mobilização nacional e, no município de Lauro Müller, envolveu cerca de 70 pessoas, entre agentes de saúde, secretários municipais e servidores do município.

Entre os voluntários, estava o aluno da Escola Júlio Serafim Gonçalves, do Barreiro, Gustavo Padilha Coradeli, de apenas nove anos. “Fiquei sabendo da mobilização e me ofereci para ajudar a combater o mosquito e proteger as pessoas”, disse o estudante.

A  ação desse sábado, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde do Governo do Município, teve o objetivo de prevenir e orientar as pessoas sobre as doenças, bem como acabar com o maior número de locais onde pudesse permanecer água parada.

Caminhões da Secretaria de Obras deram apoio às equipes, transportando os lixos e entulhos recolhidos. A mobilização contou com o apoio do Grupo de Escoteiros Serra do Rio do Rastro, que trabalharam na orientação de motoristas, distribuindo panfletos informativos em uma barreira montada na Polícia Militar Rodoviária – PMRv de Guatá.

A secretária de Saúde, Daiane Querino, ressaltou que esta ação já teve início na última semana, com as agentes de saúde, orientando e visitando locais estratégicos, como cemitérios e borracharias. “Nossa equipe está empenhada nesta ação a fim de proteger a população do município. Vamos continuar orientando e mobilizando as pessoas para que tenham consciência da importância de estarem vistoriando suas casas e eliminando os locais onde possam ficar água parada”, destacou Daiane.

Durante a ação foram eliminados plásticos, pneus, garrafas e qualquer recipiente que pudessem servir de criadouro dos mosquitos e também feito a aplicação de um larvicida em locais de risco. O trabalho irá continuar no decorrer das próximas semanas, quando outras localidades do município serão visitadas pela equipe da Secretaria de Saúde.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves, que acompanhou toda mobilização, enalteceu a importância da ação “Nossa equipe tem feito um excelente trabalho de convencimento das pessoas para que cada um faça sua parte. A campanha não se resume somente neste dia, ela é constante. Devemos estar sempre atentos, pois dois terços dos criadouros estão dentro das casas. O sucesso desta mobilização depende do engajamento de cada cidadão”, finalizou Fabrício. 

Colaboração: Samuel Madeira / Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

[soliloquy id=”169213″]