Segurança

Força-tarefa interestadual mira combate ao crime na divisa entre SC e RS

Operação busca cooperação para combater crimes nas regiões de fronteiras

Foto:: Divulgação

Foi lançada nesta segunda-feira (1º) a Operação Fronteiras e Divisas Seguras, que pretende realizar ações para combater crimes e organizações criminosas, assim como o tráfico de drogas e armas de fogo, nas regiões de fronteira do Estado. O foco é o Extremo Sul catarinense.

A ação ocorre de forma conjunta entre Brasil, Argentina e Uruguai, e tem como objetivo promover cooperação técnica e operacional contra crimes nos Estados do Sul, além de manter a ordem pública. A operação é desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Atuam em conjunto o Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Paraná e Polícias Penais.

A solenidade que lançou oficialmente a operação aconteceu no Parque do Balonismo, no município de Torres, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi destacado o foco em integrar as forças de segurança dos Estados da região Sul para combater os crimes de maior incidência, através de um planejamento de ações.

Entre as ações previstas estão a troca permanente de informações e cooperação técnica operacional, para combater crimes, especialmente nas divisas e regiões de fronteira. Da mesma forma, se espera que ações conjuntas similares, que já eram realizadas anteriormente, sejam reativadas.

Autoridades da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental (BPMA) e demais órgãos dos três Estados estiveram presentes no lançamento. Também foram instaladas barreiras policiais na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com informações do NSC Total