Educação

Forma divertida de tratar a matemática auxilia no aprendizado

Foto: Divulgação

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As escolas municipais de Criciúma Dionizio Milioli, do bairro Ana Maria e Ludovico Coccolo, do bairro São Luiz, estão a todo vapor nos estudos sobre matemática. A professora Karine Luiz Calegari Mrotskoski desenvolve nas duas instituições o projeto “Matemática dos quadrados e cubos” com alunos dos sextos anos. Karine realizou testes e foi aprovada pelo “Programa OBMEP na Escola”, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud, os projetos proporcionam aos alunos desenvolver suas habilidades na área de matemática. “A mudança na qualidade em educação ocorre por ações pontuais, criativas e organizadas por aqueles profissionais que, como a educadora Karine, com competência e crença nas possibilidades de seus alunos, ousam fazer diferente, desafiando-os”, declara a secretária. 

A professora organizou um clube de matemática e elaborou projeto para trabalhar questões olímpicas de matemática com os estudantes. Apesar de não receber a bolsa, conforme previa o programa, deu andamento às atividades que ocorrem no contraturno.  

Segundo Karine, o objetivo do projeto é desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina de matemática de uma forma divertida. “Quero possibilitar aos meus alunos uma aprendizagem que possa ser lembrada pela vida toda. Quero que se tornem adultos melhores e qualificados. Tenho desejo que possamos representar Criciúma na Feira Catarinense de Matemática, em Joinville. Por isso, estamos nos preparando, porque precisamos ser classificados na Feira Regional de Sombrio, que ocorrerá em agosto. Estamos estudando muito para passar essa fase”, explica a professora. 

A Escola Municipal Ludovico Coccolo classificou os alunos Alysson Barbosa Vieira, Cleber Gusmão Mendes, Shaiene Correa e Anderson Souza de Bona para a segunda fase da 37ª Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP). “Esses alunos também foram classificados na 11ª Olímpiada de Matemática. Hoje temos uma melhor compreensão da importância dessas olímpiadas e temos um grupo de professoras que incentivam muito. Com isso, vemos alunos interessados, motivados e até com uma autoestima melhor”, conta a diretora da instituição Rosalba Rzatki.

Colaboração: Milena dos Santos