Clima

Formação de ciclone deve trazer forte chuva e deixa Defesa Civil em alerta

Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos nessas regiões

Foto: INPE/CPTEC/DSA/Divulgação/G1 SC

Foto: INPE/CPTEC/DSA/Divulgação/G1 SC

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta para uma nova previsão de chuva para o estado, desta vez nas regiões Oeste, Sul e Serra. Segundo a entidade, os acumulados irão superar o esperado para o mês inteiro nessas localidades. A formação de um ciclone extratropical deve trazer a chuva forte entre quinta-feira (26) e sábado (28).

Conforme reportagem do site G1 Santa Catarina, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas no estado, esta terça (24) e quarta (25) têm risco de descargas elétricas, especialmente no Oeste e Sul. A partir de quinta (26),  o céu deve ficar encoberto com chuva forte e contínua em Santa Catarina devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral Sul.

Os acumulados de chuva podem chegar a ultrapassar 300 mm, sobretudo na Serra e no Sul, onde a chuva mais forte se estende até sábado (28), com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. No Oeste, os volumes também seráo significativos, segundo a previsão da Epagri/Ciram, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com acumulados entre 150mm e 240mm.

No Norte e Vale do Itajaí, regiões prejudicadas pelas chuvas entre os dias 6 e 8 de junho, os volumes devem ficar entre 90 mm e 150 mm, com melhora do tempo no decorrer do sábado (28).